Tudo é lindo

Crónicas 15 dezembro 2019  •  Tempo de Leitura: 3

“Tudo é lindo”. É esta a conclusão que retiro da conversa diária com gente diversa. Também é possível, por mais oximorolico que seja, retirar a conclusão “tudo é feio”. Por vezes nem depende das pessoas com quem falamos, por vezes depende do nosso dia e do estado da nossa alma.

 

Comecemos com a lindeza do tudo. Parece que temos medo de errar, sei que eu tenho, porque à nossa volta, sua é minha, tudo é sucesso ou falhanço. Quando saudamos alguém, perguntamos “tudo bem?”. Fazemo-lo maquinalmente porque nunca ouvimos uma resposta negativa. Sabemos que nem sempre tudo está bem com toda a gente. Temos medo de admitir que não estamos bem, que caímos, que erramos, que pecamos diariamente. O que nos pode fazer ainda mais impressão é notar que, ao que parece, toda a gente à nossa volta vive bem, vivem felizes e lindamente, só nós somos os monstrinhos que pecamos. Não somos. Se, em vez de nos centrarmos nas novelas, nos anúncios, nas conversas de passagem, nos centrarmos na pessoa que está ao nosso lado e com ela conversarmos, reparamos que todos temos uma cruz, todos, de vez em vez, podemos fazer coisas muito boas ou muito más, todos precisamos de todos para nos dar a esperança que precisamos para acreditar. Ainda mais, há coisas que não são mesmo lindas, há coisas no nosso mundo que destroem a família, que questionam os nossos valores e que temos de enfrentar, bater o pé. Temos de o fazer pedindo, em oração, por discernimento e amor, porque não serei eu o messias, não vou fingir que sei a resposta para todos os problemas apenas porque sei o sujeito e o predicado. Jesus deixou-nos o seu ensinamento e acompanha-nos na oração, na vida, na missa.  Em tudo é lindo. Principalmente, peço-vos, nunca odeiem em nome de Deus, não faz sentido, o ódio é um sentimento diabólico e o dedo apontado ao outro em ódio, nunca é em nome de Deus, esse tanto eu sei.

 

Apesar disto tudo, pode-se dizer que nem tudo é feio. Sim, o mal existe, sim nós pecamos, não deixemos que seja essa a nossa definição. “O espírito está pronto, mas a carne é fraca”. A nossa carne, o nosso corpo animal é fraco.  A nossa alma não está ano nada pronta. Então fiquemos felizes de poder fazer esse caminho com Deus ao lado, preparemos a alma e controlemos a carne. Tenhamos esperança e não esqueçamos que Deus nunca, nunca, nunca nos ama menos, nós é que nós fechamos ao seu amor quando perdemos a esperança.

 

Há tanto mal no mundo, há tanto bem. Em vez de nos preocuparmos em aparecer na televisão, em vez da fama, pensemos, neste advento, que não há nada melhor que se fez alguém sorrir de esperança, quente no coração, por causa de nós.

Tem 25 anos. É músico e trabalha numa casa de fados como guitarra portuguesa. A terminar o curso de estudos gerais na faculdade de letras. 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail