Para onde vais?

Crónicas 27 maio 2019  •  Tempo de Leitura: 2

Esta é a minha vida. Não é uma pausa, não é a missão, não é voluntariado. Esta é a minha vida. Sou eu com os meus defeitos e qualidades. Isto não é uma experiência, é a vida. É a minha vida aqui e agora. Estar aqui é um ato de liberdade. Foi isso que eu fiz: escolhi-me. Escolhi o meu caminho. Escolhi o caminho do amor. Estar aqui é escolher-me. Viver é escolher-nos. Escolher-nos não é um ato de egoísmo. Ser feliz e querer ser feliz não é ser egoísta. Quando a felicidade é verdadeira transborda de dentro de ti e faz-te querer caminhar com os outros. Ser feliz faz-me querer caminhar com o mundo. Não o mundo lá fora exterior a mim mas com este mundo de todos os dias, com as pessoas que conheço de ginjeira. Ser feliz não está no extraordinário. Não está nos momentos diferentes, de fuga e de escape. Sou feliz no dia-a-dia. Sou feliz no meu cansaço de tanto caminhar de tanto subir e baixar montes. Sou feliz quando me batem à porta porque se lembraram de nós. Sou feliz quando chego a uma reunião e escuto. Poderia descrever o dia-a-dia. Porque no meu dia-a-dia para lá da revolta, frustração e cansaço habita a felicidade.

 

A graça é encontrar felicidade como quem tropeça em pedras na rua. Podes olhar e reclamar. Podes ultrapassar e nem reparar ou podes olhá-la e encontrar-lhe a beleza. A graça é ver a beleza na imperfeição, a felicidade no ordinário e até no cansaço. Sim, ser feliz inclui cansaço, revolta, raiva, cair e levantar. Mas também inclui a paz, a serenidade, alegria e bom humor. E, sempre o amor. O amor que te faz dar segundas oportunidades, que te faz acreditar e que te faz sonhar. O amor que te faz escutar. O amor que te faz reconhecer que deves cuidar dos outros como queres ser cuidada, amar como desejas ser amada e confiar nos outros tal como confiamos em nós. Confiar que vai dar certo, que é possível e que sim amanhã o sol brilhará. Nem sempre o sol brilha. Nem sempre é primavera. Nem sempre somos felizes. Nem sempre conseguimos sonhar. Mas podemos sempre acreditar que é a nossa escolha hoje começar a caminhar rumo a um lugar diferente de onde estamos neste agora. Porque não importa onde estamos, importa sempre para onde vamos.

paula ascenção sousa. a minha religião é o amor. cresci católica, descobri-me missionária. acredito e vivo o amor sem rótulos, sem barreiras, para todx. vivo do amor,  por amor e com amor e para amar.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail