Ser missionário é ser coerente com o que anuncio e pratico

Crónicas 16 outubro 2018  •  Tempo de Leitura: 4

Em pleno mês da Missão, acontece o Sínodo dos Jovens em Roma. Muito se tem escrito e dito sobre estes dois assuntos. Dois temas muito interessantes. Primeiro, porque como professor de EMRC, dedico grande parte do meu tempo aos jovens. Segundo, porque a Missão sempre foi algo que me seduziu.

 

Ao ver o programa 70X7 do passado dia 7, encontrei nas palavras do padre Nuno Lima, sacerdote da Sociedade da Boa Nova, de partida para o Japão, uma das "chaves" que unem ou ajudam a unificar estes dois temas fundamentais da Igreja Católica: Jovens e Missão. A palavra explicada por este missionário é: "Encontro"!

 

Segundo ele, em japonês, a palavra escreve-se com dois caracteres: "encontrar-se" e "saída". A unidade destes dois, define a palavra "encontro". O "encontrar-se" exige uma "saída" de si mesmo para se aproximar do outro. Assim é que se dá o "encontro".

 

Ora o mês que estamos a celebrar, das Missões, exige um abandonar o eu, enquanto centro do mundo, e andar ao encontro do outro. Abandonar, esquecer momentaneamente o meu eu, as minhas preocupações, os meus desejos, e focar-me no outro e nas suas necessidades.

 

Analisando as sociedades do mundo ocidental, não tenho dúvidas que o ser humano de hoje precisa mais do que nunca desta descentralização em si mesmo e da focalização do outro. Quanto mais nos focamos em nós, mais contribuímos para um mundo egoísta.

 

Isto não quer dizer que devemos suspeitar das nossas capacidades ou potencialidades. Temos é que deixar de agir segundo o que o outro pensa de mim, e trabalhar para o bem comum. É um "sair" da imagem que projeto no outro, e ser eu a contribuir para a felicidade desse outro, mesmo em circunstâncias em que abandono o "politicamente correto", em que posso "passar" uma imagem negativa de mim mesmo. O mundo precisa de pessoas honestas que transmitem verdade e não uma "foto idealizada" de verdade!

 

Os jovens esperam dos cristãos (dos missionários),  a perseverança, a humildade e a "abertura" à fé. A perseverança, no sentido em que a "saída de si" significa uma dedicação ao outro, mesmo que este o desaponte. O cristão é perseverante porque entende que a sua missão é o anúncio de Jesus Cristo e não dele mesmo. Se o jovem não abraça a fé, não abraça Jesus, não o cristão que o anuncia. Aliado à perseverança está a humildade…

 

A Humildade é o "segredo" dos grandes missionários. O verdadeiro missionário não anuncia  a si mesmo mas a Jesus Cristo. Em outubro, quando falamos de grandes missionários, os que sobressaem de imediato, são aqueles homens e aquelas mulheres que, renunciando a si mesmos, dedicam-se ou dedicaram-se totalmente ao outro e ao anúncio da mensagem cristã. Os jovens de hoje querem, precisam, deste testemunho vivencial, mais do que palavras bonitas e discursos eloquentes.

 

A "abertura" à fé, esse desidério, não apenas juvenil mas também adulto, é o que tantos e tantos jovens esperam de nós. Num mundo cheio de respostas imediatas que não "resolvem" as questões fundamentais, os jovens estão atentos às nossas palavras e ações. Isto é, se aquilo que dizemos nas palavras, celebramos na vida quotidiana.

 

Votos de uma semana coerente, ou seja, de uma semana missionária.

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail