Amor amigo é porto seguro

Crónicas 24 julho 2018  •  Tempo de Leitura: 2

Nas minhas entrevistas com os casais, para construir o texto da cerimónia personalizada para o casamento, muitos afirmam que o segredo para uma relação de sucesso é a amizade. É preciso ser amigo de quem amas. No entanto, diante de tantos relacionamentos em que o ódio anda lado a lado com o desejo, é de se perguntar qual é o espaço dado à amizade.

 

Ser amigo de quem amas é dividir segredos, conquistas e problemas. É estar lado a lado, em silêncio, sem precisar dizer nada para agradar. É entender que o outro não é uma extensão de ti mesmo e sim, uma outra pessoa, com diferentes gostos, distinta criação e, principalmente, personalidade única. É preciso respeitá-lo, mais do que isso, amá-lo por ser exatamente como ele é. 

 

Ser amigo do seu amor é gostar da tranquilidade e evitar a turbulência. Daí, não há espaço para o ódio. Ele surgirá, inevitavelmente, algumas vezes, no entanto, cederá lugar à paciência e à tolerância. Ao contrário dos altos e baixos, adrenalina e possíveis reconciliações calorosas, um amor amigo convive com aconchego diário, serenidade e uma rotina calma e leve, que de tão leve não permitirá que o dia a dia se torne um peso.

 

A amizade pode acontecer antes do amor, como um amigo que um belo dia se torna o grande amor, ou pode ser construída ao longo do relacionamento. A verdade é que amor e amizade se confundem, pois os dois sentimentos tão nobres exigem dedicação, cumplicidade e, acima de tudo, intimidade.

 

Portanto, não se preocupe em querer transformar o seu parceiro em amigo, a todo custo. Amores amigos são uma construção natural. Apenas se preocupe em livrar-se da atração pelo ódio, pela confusão, pela incerteza e pela turbulência. Amor e amizade nada têm a ver com instabilidade. São terrenos confortáveis e serenos, portos seguros para atracar o seu “barquinho depois de uma longa travessia”.

 

[Isabela Nicastro – Sem Travas no Coração]

tags: Amizade

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail