Livro da Semana: «A força da mansidão»

Livros 10 fevereiro 2026  •  Tempo de Leitura: 2

Jesus é uma figura desconcertante, que baralha as expectativas de todos, de João Batista a Judas. Ambos aguardavam um messias violento, ainda que de modos diferentes; Jesus, para sua surpresa, revela-se o manso por excelência, o cordeiro que não bale enquanto é arrastado até ao matadouro.

 

Quem abra o Novo Testamento, depara prontamente com o Evangelho de Mateus, que constitui, assim, o primeiro anúncio da Boa Nova para quem se disponha a ler a Bíblia. Não sendo o mais antigo dos Evangelhos, foi sempre tido em especial conta pela Igreja e pelos artistas (pense-se em Caravaggio, Bach ou Pasolini).

 

Neste seu novo livro, Luigi Maria Epicoco revisita a riquíssima narrativa de Mateus com uma singular e insistente atenção à vida vivida, recusando embarcar em elevadas especulações teológicas ou envolver-se em bizantinas disputas hermenêuticas, por forma a deixar que o texto evangélico nos atinja com a força desarmante dos seus paradoxos, capazes de nos desinstalar.

 

Numa altura em que muitos suspiram por homens for-tes, Epicoco alavanca a sua interpretação de Mateus na provocadora bem-aventurança de Jesus: «Felizes os man-sos, porque possuirão a Terra.» Da sua leitura do Evangelho emerge a certeza consoladora de que o Senhor não enjeita a nossa fragilidade, dúvidas e até erros. Ele não traz soluções pronto-a-vestir à nossa vida ferida: a sua resposta, pessoalíssima, é a sua presença, anúncio da ressurreição que trabalha já, discreta, em cada coisa e em cada um.

 

Ficha Técnica

Título: A força da mansidão. Uma viagem pelas páginas do Evangelho de Mateus
Autor: Luigi Maria Epicoco
Ano de edição: 2025
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 233 x 9 mm
Páginas: 152
ISBN: 9789895900336

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail