Desafios da fé: equilíbrio e trabalho
Nos dias que correm temos um desafio acrescido: encontrar equilíbrio entre o tempo despendido a trabalhar e as restantes actividades quotidianas.
Não é fácil. Parece que o trabalho nunca acaba e que há sempre mais alguma coisa que podíamos fazer em 5 minutos (na realidade sempre mais de 20!). Sobretudo agora que temos variadíssimos estímulos constantemente.
Mas afinal a tecnologia veio ajudar a simplificar o nosso trabalho ou veio complicar?
A resposta é (entre outras possíveis, naturalmente): depende de nós e da forma como controlamos a nossa tecnologia.
Entre emails, telefone fixo, reuniões, telemóvel.... Telemóvel!? O telemóvel hoje traduz-se em 3798736 aplicações e respectivas notificações! Somos constantemente interrompidos! Eu diria mais, bombardeados! Cabe-nos a nós encontrar a melhor forma de gerir as ferramentas tecnológicas e tirar o melhor partido delas.
Tive oportunidade de estudar a fundo a formação “5 escolhas para uma produtividade extraordinária” de Covey. Aqui encontram-se muitas respostas para encontrar o tal equilíbrio de que tanto precisamos. O que seria da vida sem desafios? E reparem, não se tratam de ideais, sugestões, ou imposições.... são escolhas como o nome indica. Só dependem de nós. Para quem estiver interessado em saber mais aconselho uma pesquisa em franklincovey.com.
Outra forma de lidar com esta gestão e busca de equilíbrio é o factor paixão. Seja qual for a nossa profissão, se estivermos apaixonados e se nos der gozo, já não será visto somente como trabalho. Não terá aquela carga pesada. Será muito mais leve. Sem querer aqui romancear, porque todos sabemos que há tarefas mais e menos apetecíveis em todos os trabalhos e dias melhores e piores para todos nós.
De qualquer forma o trabalho, desde que honesto, dignifica o Homem. Desde o trabalho voluntariado ao remunerado, passando pelo trabalho que todos fazemos em casa. É uma bênção de Deus. É sinal de que somos capazes.
São varias as passagens na Bíblia sobre o trabalho. Deixo-vos com as minhas preferidas para vossa reflexão e inspiração nesta curta semana de trabalho:
“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,” Colossenses 3,23
“Se alguém não quiser trabalhar, também não coma. Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão.” 2 Tessalonicenses 3,10-12
“Quem furta não furte mais; em vez disso, trabalhe arduamente, fazendo com as mãos um bom trabalho, a fim de ter algo para repartir com alguém em necessidade.” Efésios 4,28
“Que todos comam e bebam, e desfrutem dos resultados de todo o seu trabalho árduo. É a dádiva de Deus.”Eclesiastes 3,13