O advento cristão é também isso. Não esperamos que o dono da casa venha fazer o que nos deu poderes para fazermos. E se a casa é a “casa de Jesus”, que veio substituir a casa de Israel, esta família onde todos têm plenos poderes, todos são necessários, e ninguém pode ser excluído, ela não tem
1. «Para vós, Senhor, elevo a minha alma» (Salmo 25,1). Antífona do Cântico de Entrada que inaugura a celebração eucarística do Advento, do ano litúrgico, do ano inteiro. Aponta a atitude a assumir pela assembleia fiel e orante: a oblação permanente, a oração constante.
O primeiro domingo do Advento é o primeiro dia do novo Ano Litúrgica para a Igreja Católica e, nesta ocasião, no Evangelho (Mc 13,33-37), Jesus encoraja os fiéis a ficar “atentos, porque não sabeis quando chegará o momento”.
Sacerdote jesuíta, padroeiro das missões, “São Paulo do Oriente”, assim é conhecido São Francisco Xavier, cuja memória litúrgica é celebrada neste 3 de dezembro. Cofundador da Companhia de Jesus, empreendeu um amplo trabalho evangelizar na Índia, no Japão e na China.
A proposta é que as crianças desenhem um calendário de Advento, no qual escreverão cada dia os seus objetivos a serem cumpridos. As crianças verificarão diariamente se estão cumprindo os seus propósitos e assim, irão preparando seus corações até o Natal.
O novo ciclo do calendário litúrgico é um desafio a cimentar a nossa esperança para que não nos tornemos em máquinas ruidosas ou carruagens vazias de uma locomotiva que desconhece a origem e o destino. Por vezes estamos tão contagiados pelo espírito deste mundo que colocamos a nossa esperança num
Mensagem de D. José Ornelas, Bispo da Diocese de Setúbal.
Acreditar que há sentidos que nos ultrapassam é algo de elementar humildade. Por que razão haveriam os mistérios do mundo de caber nas nossas cabeças?
Mais de 40 mil voluntários vão estar em supermercados de todo o país a pedir às pessoas que contribuam para a campanha do Banco Alimentar Contra a Fome, destinada a apoiar 420 mil pessoas.