O Papa Francisco não criou uma nova doutrina moral, nem uma nova normativa canónica, nem sequer uma nova disciplina sacramental: apenas propõe que se privilegie a abordagem pastoral.
Na nova edição de O Vídeo do Papa, Francisco convida a enfrentar e combater a corrupção. De uma forma criativa, o vídeo denuncia os males da corrupção e do crime organizado, contrapondo-os com a relação que existe entre a justiça e a beleza.
Rezar em família, dando lugar a que cada um se expresse à sua maneira, ajuda a criança a compreender que quanto mais ligada estiver aos pais, mais ligada estará a Deus.
A morte é um fato, uma herança e uma memória: Francisco propôs estas três reflexões para nos salvar da ilusão de sermos donos do tempo.
Ser capaz de arrancar a alguém um espinho que traz espetado no corpo, ao qual possa até já ter-se resignado, é algo de libertador, quase divino.
A dia 2 de fevereiro, a Igreja celebra a Apresentação de Jesus no Templo, quando se realizou o encontro com Simeão e Ana, o qual se entende como o encontro do Senhor com o seu povo, e também aconteceu o ritual de purificação da Virgem Maria.
Retira-te. Retira-te quando sentes que estás fora da vida. Retira-te quando o simples respirar se torna para ti num fardo. Retira-te quando os teus olhos não enxergam a simplicidade.
"A Palavra de Deus faz um caminho dentro de nós. A escutamos com os ouvidos, passa pelo coração, não permanece nos ouvidos, deve ir ao coração e do coração passa às mãos, às boas obras. Este é o percurso que faz a Palavra de Deus: dos ouvidos ao coração e às mãos", disse o Santo Padre.
RETRATO DE MARAWI, NAS FILIPINAS, DEPOIS DO ATAQUE JIHADISTA