Sê a tua melhor casa. Passamos demasiado tempo a cobrar-nos. O querer mudar-nos. Passamos demasiado tempo a ver a imperfeição, o errado e os defeitos de fabrico. Damos por nós numa tristeza sem nome que nem vemos chegar, que nem sabemos de onde vem.
“A vida do homem, encantadora e frágil, remete além de si mesma: nós somos infinitamente mais daquilo que podemos fazer para nós mesmos.”
Vivemos dias de muito futebol. Portugal segue em frente no Campeonato do Mundo e o Sporting é motivo de muita apreensão. Não sei se o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Cúria Romana teve em atenção o mundial,
Este modo comunitário e personalizado de lidar com a vida é tão diferente de maneirismos ideológicos, de editais sem rosto, de interesses económicos, de leis que a cidade dita para quem vive no campo.
"É preciso aprender a confiar e a se calar diante do mistério de Deus e a contemplar na humildade e no silêncio a sua obra, que se revela na história e que muitas vezes supera a nossa imaginação", disse Francisco.
Uma nação que se fez grande graças a sucessivas vagas de emigração, os Estados Unidos da América, e um país com emigrantes em todo o Mundo, a Itália, adotaram posturas condenáveis e desumanas de rejeição dos que agora lhe batem à porta.
Estamos no mês dos Santos Populares. Esses santos mais antigos são valores seguros.
E é justamente essa intersecção de fatos que levou à escolha da data de 24 de junho para celebrar a sua memória: se a Igreja recorda o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro, não pode deixar de recordar a de João no dia 24 de junho, já que ela ocorreu, como testemunha o Evangelho segundo Lucas,
Os santos populares sabem mais de Deus e de nós do que se julga. Veremos.