O Papa pede às empresas e organismos públicos que contribuam para o crescimento das famílias e as protejam de alguns perigos da vida moderna. Na edição de agosto de “O Vídeo do Papa”, Francisco chama também a atenção para a necessidade de se promover uma adequada política familiar em todas
«Belo era o mundo. Belos a lua e os astros, bela a ribeira e as suas margens, a floresta e a rocha, a cabra e o besouro, flores e borboletas. Belo e agradável era andar assim pelo mundo e sentir-se tão criança, tão desperta, tão aberta à imediatez das coisas, tão confiante.»
Na audiência pública geral das quartas-feiras, o papa Francisco convidou os católicos a tirar os ídolos da sua vida, considerando que pode existir uma têndencia para se tornarem uma obsessão.
Milhões de pessoas foram obrigadas a fugir por causa de ataques de grupos armados na República Democrática do Congo. Ninguém escapa da violência à solta. O Padre Apollinaire falou com a Fundação AIS para denunciar o “inferno” em que se transformou este país. “Isto aqui é 500 vezes pior do que na
Celebrámos ontem a Festa de Santo Inácio. Na homilia da missa, na Igreja de São Roque, em Lisboa, o Padre Provincial falou sobre a alegria, e também as dificuldades, de seguir Jesus pobre e humilde. Algo que pode começar pela imaginação.
De repente, damos por nós a saber apenas o tempo pelo relógio e a pensar que não temos tempo a perder.
Somos quem somos porque nos conhecemos e situamos, não só no espaço, enquanto seres corpóreos, como no tempo. Os limites do espaço e do tempo definem o contexto em que cada um deve realizar-se, porque embora não sejamos do mundo, estamos no mundo, não é meta mas é caminho.
A obra “Quebrar as cadeias” consiste no testemunho, coerente e destemido da irmã Eugenia Bonetti, uma religiosa italiana que tem lutado, no seu país, pela dignidade das mulheres que são traficadas, exploradas e escravizadas para a prostituição.
A passagem do Evangelho da multiplicação dos pães e dos peixes proposta pela liturgia deste domingo, inspirou a reflexão do Papa Francisco, que alertou para o desperdício e o colocar comida fora quando tantos passam fome.