Mesmo entre escombros, mesmo no tempo mais precário e escuro, não devemos remover de nós o direito de esperar
Quando o vazio do mundo nos preenche, ficas Tu... Luz terna e suave, que se mantém nos céus da noite escura. A agitação do tempo não permite mais, mas essa ténue certeza
«Quem se senta no deserto e se preocupa com a quietude do seu coração fica dispensado de três batalhas: com a audição, com a palavra, com a vista. Resta-lhe apenas uma a combater: com o seu coração.»
Admirar é fundamental. Parar e contemplar é uma forma excelente de nos abrirmos à beleza e à bondade do mundo e dos outros. Quem não se espanta, vive isolado num mundo em que é rei e escravo… longe da verdade.
Um novo ano escolar está prestes a começar e é fácil imaginar o estado de ânimo de muitos estudantes. Um misto de expetativa, estremecimento, talvez até preocupação.
Na catequese da Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco falou sobre "o dia do repouso" para os cristãos: "Tanta gente, tanta, que tem a possibilidade de divertir-se, e não vivem em paz com a vida. Domingo é dia de fazer as pazes com a vida, dizendo, a vida é preciosa! Não é fácil,
Tudo começa num momento de fecundação onde uma pessoa sozinha não chega para fazer germinar. Nove meses, é o tempo normal de gestação de uma vida e em que tanta coisa acontece ao redor.
Na capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco celebrou a missa e recordou que no coração do homem, todos os dias, combatem o “espírito do mundo” e o “espírito de Deus”.