Jesus fez-se homem para que o homem, “tendo se tornado pelo pecado surdo e mudo, possa ouvir a voz de Deus, a voz do amor que fala a seu coração, e assim aprenda a falar, por sua vez, a linguagem do amor, traduzindo-o em gestos de generosidade e de doação de si”, disse Francisco na oração mariana.
A missão muda-nos. A missão muda-nos começando pelo avesso. A missão não se trata somente de encontrar a outro, de encontrar a Deus ou de encontrar o amor. A missão faz-me encontrar-me. Cada passo que dou ao encontro do outro é um passo que dou na descoberta de mim, de Deus e da imensidão do seu
No meio desta tragédia da pedofilia do clero, que coloca a Igreja Católica numa crise sem precedentes, e quando se pode erguer a suspeita de que ela é um antro de anormais e pedófilos, parece-me justo esclarecer que, no mundo dos pedófilos, a percentagem dos padres é mínima.
Jesus atende sempre a nossa súplica. Mas não do modo que lhe pedimos. Assim: não impôs as mãos ao surdo-mudo, mas tocou com as suas mãos os ouvidos e a língua daquele homem. Entenda-se já este gesto e mais do que este gesto:
«As respostas aos pedidos de ajuda, ainda que generosas, talvez não estejam a ser suficientes, e encontramo-nos hoje a chorar milhares de mortes [de migrantes]. Houve muitos silêncios»: Foi hoje publicada a primeira entrevista do papa a um jornal económico, o italiano “Il Sole 24 Ore”.
A liturgia do 23º Domingo do Tempo Comum fala-nos de um Deus comprometido com a vida e a felicidade do homem, continuamente apostado em renovar, em transformar, em recriar o homem, de modo a fazê-lo atingir a vida plena do Homem Novo.
A escola também precisa dos pais “e não pode alcançar seus objetivos sem realizar um diálogo construtivo com aqueles que têm a responsabilidade primária do crescimento de seus alunos”.
É preciso abrir a nossa vida a experiências novas. Conhecer o mau para ambicionar o bom! Sentir fome para saber comer! Ter frio para ansiar calor! Vestir preto e branco para reconhecer a alegria do arco-íris! Ouvir uma guitarra desafinada para saborear o som de uma tuba!
É verdade que nem tudo está mal, mas também é certo que não está tudo bem: há, efectivamente, algo de podre no reino de Cristo neste mundo, que é a Igreja.