Os frutos deste trabalho já estão “fermentando”, disse o Papa no Angelus, como acontece com o suco da uva nos barris após a colheita. O Sínodo dos jovens foi uma boa colheita, e promete um bom vinho, acrescentou Francisco.
Estou a viver momentos de felicidade! É verdade. Não consigo conter em mim esta alegria! Perguntar-me-ão as razões. Ok!, direi eu.
Dizem que a vida devolve tudo que o lhe damos. Então se podes escolher o que ser, sê tu. Os outros já existem. Tu és a peça que falta neste puzzle de amor. Quando te compreenderes peça de um puzzle maior.
Chiara Luce Badano nasceu a 29 de Outubro de 1971, em Sassello, uma pequena cidade nos Apeninos. Era a primeira e única filha de Rogero Badano, camionista e de Mª Teresa Caviglia, operária, casados há 11 anos sem conseguirem ter filhos.
Aos ouvidos da maioria, e em particular dos das novas gerações cristãs, o termo “discernimento” é hermético. Trata-se, com efeito, de uma palavra caída no esquecimento, mas que recentemente tem aparecido muitas vezes no ensinamento do papa.
E a todos vós que participastes neste «caminhar juntos», digo obrigado pelo vosso testemunho. Trabalhamos em comunhão e com ousadia, com o desejo de servir a Deus e ao seu povo. Que o Senhor abençoe os nossos passos, para podermos escutar os jovens, fazer-nos próximo e testemunhar-lhes a alegria
As casas e as árvores, essas sãos as únicas que permanecem. Não vão, nem vêm, no máximo abanam. As suas raízes são fortes e estão bem presas ao seu chão. Assim, como os alicerces das casas que as seguram no sítio.
Bergoglio retomou a verdade do axioma sobre o ecumenismo: Ecclesia semper reformanda.
Ver é não deixar ficar tudo na mesma. O maravilhamento da beleza ou um retrato do horrível movimentam a alma, abrem caminhos. Ver é comprometer-se. No primeiro relato bíblico da Criação, diz o autor, por sete vezes, que “Deus viu” como tudo era bom.