No encontro dominical com os fiéis, Francisco indicou estas atitudes, recomendadas por Jesus como o caminho, neste início de Advento, para “sairmos de um modo de vida resignado e habitual e alimentar esperanças e sonhos para um novo futuro, com a vinda de Deus”.
Isto pode passar-se em todos os campos da vida: desde o ambiente em casa; passando pelas amizades; chegando ao ambiente profissional e a qualquer tipo de instituição seja ela académica, desportiva, política, cultural, religiosa.
Vim para fazer os tão badalados exercícios espirituais que tanto falavam. Vim com os Leigos e senti que ia ser difícil mas bom. E foi difícil e bom, muito bom. Foi aqui com esta vista que percebi que queria Deus na minha vida para sempre, que queria ser fiel e que queria ser eu.
Missão é dar o que sou, como sou. Ser missionário é tão simples quanto dar o que temos e o que somos. Missão não se trata somente de cuidar ou de encontrar.
Na manhã deste sábado, 1º de dezembro o Papa recebeu os peregrinos das Dioceses de Ugento e de Molfetta situadas na Itália central. Os peregrinos vieram visitar o Papa em agradecimento pela visita que o Santo Padre fez em abril passado homenageando Dom Tonino Bello.
Jesus não procura a destruição das expressões religiosas, mas a sua radical transformação.
A Religionline afirma que o anúncio oficial será feito no Panamá, nas próximas JMJ, que decorrem de 23 a 27 de Janeiro, e nas quais estará presente o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, e outros bispos portugueses, para receberem a passagem de testemunho do papa
«Para vós, Senhor, elevo a minha alma» (Salmo 25,1). Antífona do Cântico de Entrada que inaugura a celebração eucarística do Advento, do Ano litúrgico, do Ano inteiro. Aponta a atitude a assumir pela Assembleia fiel e orante: a oblação permanente, a oração constante.
Presidente da República vai ao Panamá em Janeiro na expectativa de que o Papa venha a anunciar que as próximas jornadas internacionais, em 2022, venham a decorrer na Terra de Santa Maria.