O novo ‘Vídeo do Papa‘, no espaço do Tempo da Criação, convida a cuidar dos recursos do planeta com responsabilidade, e que eles sejam compartilhados de maneira justa e respeitosa.
Seria um absurdo voltar ao dualismo cartesiano, em que a mente tem o primado, julgando assim poder dispensar o corpo, as emoções ou a tangibilidade da relação educativa enquanto prática colaborativa e comunitária
“Se quisermos ser seus discípulos, somos chamados a imitá-Lo, entregando nossas vidas sem reservas por amor a Deus e ao próximo”, palavras do Papa Francisco ao falar sobre o compromisso de cada um de nós de “tomar a nossa própria cruz”
A distância e a proximidade precisam, por isso, de ser esclarecidas e purificadas. E este pode ser um tempo propício
Hoje, a liturgia do 22º domingo do Tempo Comum, do Ano A, apresenta-nos as coisas de Deus e expulsa Satanás da nossa vida, para recebermos tudo o que merecemos, segundo as nossas obras! Jesus diz-nos: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me!» Três passitos que to
A fome está de volta à Europa e insinua-se como um fantasma junto de pessoas e famílias que, há apenas seis meses, não se pensariam jamais em situação semelhante
Não conseguimos prever grande parte do nosso futuro. Planeá-lo com inteligência implica deixar uma enorme margem em branco, porque quase tudo pode mudar em pouco tempo.
Falta-nos ir mais fundo. Mergulhar nas águas da nossa história sem medo de enfrentar a escuridão do que não queremos recordar, nem voltar a ser. Tocar bem no fundo do que somos e reavivar a essência que nos define e que somos chamados a colocá-la à tona.
Ainda que pensemos como o exemplo é sempre o melhor mestre, de facto, à boa moda judaica, Jesus desafia-nos a sermos protagonistas numa parábola exemplar (ou, quem sabe, nem tanto). Mas em vez de nos deixar uma mera lição de moral, provoca-nos a incorporar o sentido do intercâmbio entre o dar e rece