Ser Voluntário… no acalma.online

Voluntariado 29 julho 2020  •  Tempo de Leitura: 2

Área Geográfica: Nacional

Tema: Apoio Psicológico

 

O acalma.online é um projecto português que disponibiliza apoio psicológico gratuito online, promovido pela Casa do Impacto, no âmbito do Tech4covid19, um movimento que junta diversas startups tecnológicas com o objectivo de, juntas, desenvolverem respostas a desafios que surgiram ou se intensificaram através da pandemia, como é o caso da saúde mental.

 

A plataforma tem como propósitos basilares a promoção do alívio imediato do impacto psicológico da crise criada pela covid-19 e o apoio ao desenvolvimento de competências psicológicas para lidar com os desafios decorrentes da actual pandemia. Para tal, conta com profissionais de Psicologia Clínica devidamente treinados para o efeito, que oferecem o seu tempo e experiência para esta causa.

 

Para quem necessita de apoio, basta aceder à plataforma e escolher de entre uma lista de psicólogos clínicos prontos a ajudar. As sessões, realizadas através de vídeo chamada, têm a duração de 30 a 45 minutos.

 

Qual o impacto do acalma.online?

 

O acalma.online registou, até ao momento, 97 psicólogos online, num total de 550 consultas realizadas

 

Como posso ajudar?

 

Para os psicólogos que têm vontade de ajudar, o processo é fácil: será integrado numa plataforma e poderá começar o apoio online no horário que decidir.

 

As sessões terão a duração de 45 minutos e o apoio será de acordo com a disponibilidade do voluntário. Ainda que a colaboração seja voluntária, o voluntário ficará integrado numa plataforma onde depois poderá dar consultas online.

 

Antes de iniciar o voluntário terá uma formação online, para conhecer o projecto e as orientações de intervenção.

 

[Afonso BorgaMestre em Estudos de Desenvolvimento e Gestor de Projetos de Responsabilidade Social. | @Público]

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail