Ser Voluntário… no Brincar de Rua

Voluntariado 28 julho 2020  •  Tempo de Leitura: 2

Área Geográfica: Nacional
Tema: Crianças

 

Uma recomendação da Bolsa do Voluntariado, uma iniciativa da Entrajuda

 

O programa Brincar de Rua é uma iniciativa da Ludotempo, uma associação sem fins lucrativos criada com o objectivo de ser um ponto de encontro de projectos inovadores e de boas práticas, gerador de iniciativas capazes de ligar pessoas, culturas, gerações, através do brincar.

 

O Brincar de Rua permite que as crianças voltem a brincar em segurança nas ruas dos seus bairros, concretizando a missão de proporcionar a todas as crianças a oportunidade de brincarem na rua e viverem em comunidades mais saudáveis e felizes. Para tal têm uma rede de voluntários, a que chamam Guardiões do Brincar.

 

Para tal criam grupos comunitários do brincar, que reúnem um máximo de 15 crianças, com idades entre os cinco e os 12 anos e que vivem na mesma zona ou frequentam a escola dessa zona. O grupo é monitorizado sempre por, pelo menos, dois Guardiões do Brincar, os voluntários do programa, que garantem a segurança do grupo e gerem todo o processo, enquanto as crianças brincam. Depois de tudo preparado, esta microcomunidade reúne sempre no mesmo dia, no mesmo horário e no mesmo local (zona do brincar), definido pela equipa de Guardiões do grupo.

 

Qual o impacto do Brincar de Rua?

 

Desde o seu início, a Brincar de Rua já teve mais de 200 Guardiões do Brincar presentes em 38 cidades, contabilizando um total de 17 mil horas.

 

Como posso ajudar?

O Guardião do Brincar é o voluntário que acompanha e zela pela segurança das crianças enquanto elas brincam na rua de forma não estruturada durante, pelo menos, uma hora por semana, junto ao seu prédio ou rua/bairro. Os Guardiões do Brincar passam por um processo de recrutamento e um plano de formação antes de iniciarem as suas funções.

 

O que precisam de mim?

Os voluntários devem ter, pelo menos, disponibilidade de uma hora por semana e gostar de trabalhar com crianças.

 

[Afonso BorgaMestre em Estudos de Desenvolvimento e Gestor de Projetos de Responsabilidade Social | @Público]

 

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail