A Cruz, o caminho, o Terço e Maria marcam logotipo da JMJ Lisboa 2023

Jornada Mundial da Juventude 17 outubro 2020  •  Tempo de Leitura: 3

A Cruz de Cristo, como elemento central, atravessada por um caminho, onde surge o Espírito Santo, o Terço e o rosto de Maria: é assim o logotipo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, que foi revelado na manhã desta sexta-feira, 16 de outubro, e que é ainda marcado pelas cores da bandeira portuguesa (verde, vermelho e amarelo).

 

O novo logo é da autoria de Beatriz Roque Antunes, uma jovem designer de 24 anos, natural de Lisboa, que estudou Design em Londres e que, atualmente, trabalha numa agência de comunicação na capital portuguesa. “Como nos diz a passagem que é o tema da JMJ Lisboa 2023, Maria não se acomoda e vai visitar a prima. É esse o convite aos jovens: que não se acomodem, que façam acontecer, que construam e não deixem o destino do mundo nas mãos dos outros. Precisamos todos que os jovens tomem o mundo nas suas mãos”, salienta a vencedora do concurso que elegeu o logo, num comunicado divulgado pelo COL (Comité Organizador Local) da JMJ Lisboa 2023.

 

A proposta vencedora foi escolhida num concurso internacional, promovido pelo COL, que contou com a participação de centenas de candidatos, provenientes de 30 países dos cinco continentes. “A triagem inicial dos trabalhos foi feita por uma equipa de académicos da Universidade Católica Portuguesa que selecionou as 21 melhores propostas. Estas foram depois avaliadas por profissionais da área do marketing e da comunicação, provenientes de agências comunicação presentes em Portugal, que elegeram três finalistas. Coube depois ao Dicastério para os Leigos, Família e Vida selecionar a proposta vencedora”, informa a nota oficial.

 

O novo logotipo da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, inspirado no tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39), tem a Cruz como elemento central. “Esta é atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo. Trata-se de um convite aos jovens para que não se acomodem e sejam protagonistas da construção de um mundo mais justo e fraterno”, frisa o comunicado.

 

 

IMG_3306

Cruz

A Cruz de Cristo, sinal do amor infinito de Deus pela humanidade, é o elemento central, de onde tudo nasce.

 

 

IMG_3307

Caminho

Tal como indica o relato da Visitação que dá tema à JMJ Lisboa 2023, Maria parte, pondo-se a caminho para viver a vontade de Deus, e dispondo-se a servir Isabel. Este movimento sublinha o convite feito aos jovens para renovarem ‘o vigor interior, os sonhos, o entusiasmo, a esperança e a generosidade’ (Christus Vivit, 20). A acompanhar o caminho surge, ainda, uma forma dinâmica que evoca o Espírito Santo.  

 

 

IMG_3309

Terço

A opção pelo terço celebra a espiritualidade do povo português na sua devoção a Nossa Senhora de Fátima. Este é colocado no caminho para invocar a experiência de peregrinação que é tão marcante em Portugal.

 

 

IMG_3310

Maria

Maria foi desenhada jovem para representar a figura do Evangelho de São Lucas (Lc 1, 39) e potenciar uma maior identificação com os jovens. O desenho exprime a juvenilidade própria da sua idade, característica de quem ainda não foi mãe, mas carrega em si a luz do mundo. Esta figura aparece levemente inclinada, para mostrar a atitude decidida da Virgem Maria.

 

Informações: www.lisboa2023.org

 

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail