Criar para EMRC: Verdade ou mentira

EMRC 31 outubro 2017  •  Tempo de Leitura: 2

Na escola e no nosso dia a dia confrontamo-nos com situações que requerem sensibilidade e bom senso para as resolver. A unidade letiva “Ser verdadeiro” do 4º ano é uma oportunidade de refletirmos sobre a importância da educação para a verdade no sentido de ajudar os nossos alunos a fazerem as melhores escolhas possíveis: o da verdade ou o da mentira.

 

Todos nós somos apologistas da verdade e pedimos muitas vezes que os nossos alunos e filhos digam a verdade. No entanto, certas verdades são de tal forma chocantes aos nossos ouvidos que acabamos por censurar quem as diz. Quantas vezes acontecem situações nas nossas escolas e salas de aulas e pedimos aos alunos que assumam a verdade para logo a seguir censura-los diante de toda a turma. É dever do adulto insistir que a criança diga a verdade, mas devemos estar preparados para aceitar que nos digam honestamente o que pensam sem que isso os possa prejudicar.

 

O papel do adulto é ajudá-los a compreender que há verdades que magoam e afastam as pessoas de nós e descobrir se por detrás da mentira esconde alguma realidade importante de decifrar: Tratou-se de uma fuga de responsabilidade? Pretendeu realmente magoar alguém? Pretendeu proteger alguém?

 

No fundo as crianças não gostam de mentir, mas o medo e a vergonha falam mais alto e levam-nos a desviar do caminho correto. O professor é uma pessoa em quem a criança confia e tem o dever de ajudá-la a compreender que não tem necessidade de continuar a mentir.

 

Os conteúdos da Unidade Letiva “Ser verdadeiro” são uma importante ajuda na educação para a verdade na medida em que orientam o professor a consciencializar os alunos sobre a importância de viver na verdade.

 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail