Rezar a vida: A caminho de todos os dias

Rezar a Vida 6 novembro 2021  •  Tempo de Leitura: 2

Hoje, quando me pus a caminho de mais um dia, sorriste para mim nas cores do belo arco-íris que desenhaste no céu do meu horizonte! Lembraste-me da aliança de amor que fizeste comigo e com todas as pessoas que vieram antes e as que virão depois de mim, mostrando-me, no sinal colorido que escolheste, a tua fidelidade eterna, que contrasta com a multiplicidade dos cinzentos  da minha infidelidade.

A caminho deste novo dia recordei que o caminho pode ser o mesmo, mas nele colocas sempre novos desafios e oportunidades para recomeçar em ti e contigo. Para nos ajudar por esse caminho da rotina, inscreveste nos nossos corações um desejo insaciável de ti, para que nunca desistamos de ir ao teu encontro.

Não acredito que escolhemos voluntariamente o que nos afasta de ti porque criaste-nos “à tua imagem e semelhança” (Gn 1, 27) e marcaste-nos com a tua bondade. Simplesmente, na nossa fragilidade, somos tentados pelo fruto de atraente aspeto (Cf. Gn 3, 6), procuramos atalhos para encurtar as dificuldades e o sofrimento e deixamo-nos ludibriar e seduzir pelas riquezas do mundo, esquecendo que esta não é a nossa morada permanente.
 
A caminho deste novo dia, percebi o quanto preciso de ti, da palavra que me desperta do torpor, do sopro que me reanima e recria e do amor que me envolve e devolve a razão de todo o meu viver. Quero segredar-te, no silêncio descompassado do meu coração, todos os recantos labirínticos da minha existência, multiplicando  a alegria dos dias leves e dividindo o peso insustentável das noites escuras.  
 
Não me deixes esquecer de ti a caminho do novo dia que virá e de todos os que vierem depois desse; de agradecer pelo sol que me aquece, pelo mar que me serena, pela chuva que prepara a terra e por todas as cores do teu lindo arco-íris. Na beleza da criação te saiba encontrar, na brisa suave te consiga sentir e na relação com os outros te saiba amar, a ti que me amaste primeiro. 
 
Ajuda-me a caminho de todos os dias a ter humildade para aprender, um coração disponível para acolher e sabedoria para orientar todos os que me continuas a confiar. 

Raquel Dias

Cronista Rezar a vida

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e apaixonada pela escrita. Voluntária na paróquia de São Julião da Barra. Ovelha perdida que reencontrou o caminho. Hoje, de coração cheio e grato, procura transmitir a alegria do Evangelho a todos os que cruzam o seu caminho. \"Porque, se alguém acolheu este amor que lhe devolve o sentido da vida, como é que pode conter o desejo de o comunicar aos outros?\" (cf. 8. Evangelii Gaudium)

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail