Sabedoria Popular: «Diz-se que os amigos...»
Sem dúvida alguma que a amizade é uma das melhores coisas da vida. Mas diz-se por aí que amigo não empata amigo, a amizade vive de provas e desaparece quando a dúvida aparece e amigos, amigos, negócios à parte. Muitos acham que amigo de muitos, confidente de poucos, amigo de todos amigo de nenhum tudo é um, quem seu amigo quiser conservar com ele não há de negociar e, ainda, amigo a pedir inimigo a restituir e amigos no emprestar inimigos no entregar.
Efetivamente, bocado comido não faz amigo, amigo de bom tempo muda-se com o vento, amigo de mesa não é de firmeza, amizade de um dia recordação de um minuto e amigos que desaparecem esquecem.
No entanto, a verdade é que amigo fiel e prudente vale muito mais que um parente e amigo verdadeiro é ave rara e tem mais valor do que dinheiro. É que amigos e livros, poucos e bons e os amigos são para as ocasiões. Não esqueçamos jamais que amigo certo se conhece na fortuna incerta, amigo na necessidade é amigo de verdade e no aperto e no perigo se conhece o amigo.
Não ignoremos que a conselho de amigo não se fecha o postigo, as boas contas fazem os bons amigos, quem me avisa meu amigo é e amigos dos meus amigos meus amigos são. Oxalá percebamos que a amizade não tem preço, quem tem amigos não morre na cadeia, a amizade firme terá sempre portas abertas e amigos e caminhos se não se frequentam ganham espinhos.