Vídeo do Papa: Por uma resposta cristã aos desafios da bioética

Pastoral da Comunicação 10 março 2022  •  Tempo de Leitura: 2

O Vídeo do Papa de março acaba de ser publicado com a intenção de oração que Francisco confia à Igreja Católica por meio da Rede Mundial de Oração do Papa. Este mês, o Santo Padre aborda os novos desafios que a bioética apresenta ao mundo de hoje e nos convida a “promover sempre a defesa da vida através da oração e da ação social”. Este vídeo foi feito com a colaboração da Pontifícia Academia para a Vida.

 

 

Como pensar a bioética a partir de uma resposta cristã?

 

Ninguém pode negar o progresso que a bioética tem demonstrado nas últimas décadas. Esta disciplina relativamente nova se dedica, entre outras coisas, a orientar e refletir sobre situações problemáticas que englobam aspectos económicos, sociais, ecológicos, éticos, biomédicos ou biotecnológicos. Na intenção de oração para o mês de março, o Santo Padre encoraja a não deter o progresso que a bioética implica nem a “escondermo-nos” de seus campos de ação e pesquisa.

 

Os riscos para os cristãos, que o Papa Francisco destaca neste vídeo, são essencialmente dois. O primeiro é ver o progresso tecnológico como um inimigo e, portanto, opor-se a ele de todas as formas e tentar “detê-lo”. O segundo risco é sofrer passivamente, fingindo que nada está acontecendo e chegando ao ponto de “esconder a cabeça como a avestruz” quando se põe em dúvida o “respeito à dignidade humana”. Só há uma solução: “um discernimento ainda mais profundo, ainda mais sutil”, para acompanhar o progresso tecnológico a serviço do ser humano.

 

Essa abordagem supõe uma advertência recorrente do Papa em evitar a cultura do descarte, como no caso dos embriões congelados que são descartados como “material descartável”. E significa também não subordinar os estudos e aplicações bioéticas aos “interesses econômicos”, pois “não podemos pagar o preço da dignidade humana com o progresso”.

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail