Intenção do Papa para o mês de novembro 2021

Pastoral da Comunicação 4 novembro 2021  •  Tempo de Leitura: 5

Este mês, o Papa Francisco expressa proximidade a todas as pessoas que se sentem sobrecarregadas no dia a dia, especialmente as que sofrem de stress e depressão, e pede que rezemos por elas, para que recebam o acompanhamento necessário. Este pedido surge no contexto da intenção de oração que Francisco confia, este mês, a toda a Igreja Católica, através da sua Rede Mundial de Oração.

 

Na edição de novembro de Vídeo do Papa, o Santo Padre refere-se às pessoas que em todo o mundo vivem períodos de forte esgotamento mental, emocional e afetivo (em várias formas e graus) e sustenta que é importante que elas recebam o apoio adequado, a nossa oração e que não se esqueçam da proximidade de Jesus.

 

Esta edição de O Vídeo do Papa contou com o apoio da Association Of Catholic Mental Health Ministers (Associação de Ministros Católicos de Saúde Mental), associação que dá apoio espiritual a pessoas com doenças mentais e incentiva ações de prevenção de qualquer tipo de discriminação que as impeçam de participar plenamente na vida da Igreja.

 

 

Depressão e ansiedade: os transtornos mentais mais comuns

 

A mensagem da intenção de oração do Papa Francisco aborda uma questão central na vida de milhões de pessoas: a saúde mental. Francisco explica, através de O Vídeo do Papa, que, em muitos casos, “a tristeza, a apatia, o cansaço espiritual acabam dominando a vida das pessoas, que estão sobrecarregadas com o ritmo de vida atual”.

 

Um estudo publicado este ano estima que uma em cada dez pessoas no mundo convive com algum tipo de transtorno de saúde mental, ou seja, cerca de 792 milhões de pessoas, que representam 11% da população. Dos diferentes transtornos existentes, o estudo destaca a depressão (264 milhões, 3%) e a ansiedade (284 milhões, 4%) como os transtornos mais comuns na vida das pessoas.

 

A ONU, por sua vez, alerta que a depressão, quando recorrente e de intensidade moderada ou grave, pode tornar-se um grave problema de saúde. No seu estado mais grave, pode levar ao suicídio, que atualmente tira a vida de mais de 700 mil pessoas por ano e ocupa o quarto lugar em causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

 

Saúde mental em tempos de COVID-19

 

A pandemia de COVID-19, que matou milhões de pessoas, também testou a resiliência mental e emocional de inúmeras pessoas e afetou o seu equilíbrio psicológico. Em muitos casos, gerou situações reais de angústia e desespero. Consciente desta realidade, o Santo Padre pede que estejamos próximos daqueles que estão esgotados, desesperados e sem esperança, realçando que, muitas vezes, o apoio que podemos dar é "simplesmente escutar em silêncio" e rezar, porque para muitas situações de depressão "não existe receita".

 

O Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral preparou um documento dirigido a quem quer ajudar e acompanhar pessoas com sofrimento psicológico, especialmente devido à pandemia. Este organismo destaca alguns dos principais desencadeadores, como a incerteza com o trabalho futuro, que se desenvolveram em pessoas mentalmente saudáveis, que desenvolveram transtornos mentais graves como depressão, ataques de pânico e ansiedade, entre outras patologias relacionadas.

 

Uma presença curativa

 

A mensagem do Papa também é compartilhada pela Association Of Catholic Mental Health Ministers (Associação de Ministros Católicos de Saúde Mental), associação leiga de fiéis cristãos fundada nos Estados Unidos, cujos membros são chamados a ser uma presença curativa na vida das pessoas com doenças mentais. O presidente, o diácono Ed Shoener, explicou a necessidade de responder ao apelo do Papa Francisco: “A nossa missão é apoiar o crescimento do ministério de saúde mental na Igreja. O Papa Francisco disse que precisamos superar totalmente o estigma com o qual a doença tem sido frequentemente marcada, para garantir que uma cultura de comunidade prevaleça sobre a mentalidade de rejeição. Estamos empenhados em seguir o apelo do Papa para construir uma comunidade afetuosa onde as pessoas, que convivem com depressão e outros problemas de saúde mental, possam encontrar esperança e cura".

 

[Press Release da Rede Mundial de Oração do Papa]

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail