Papa: avançar com os jovens para estilos de vida ecossustentável

Pastoral da Comunicação 2 setembro 2021  •  Tempo de Leitura: 3

Questionar o estilo de vida que levamos e a forma como usamos os bens do planeta é o desafio proposto pelo Papa Francisco, na edição deste mês de O Vídeo do Papa. O Santo Padre quer uma mudança baseada no cuidado responsável, no respeito, na simplicidade e na sobriedade, tendo como referência o exemplo dos jovens.

 

 

“Feliz” por ver que os mais novos empreendem “projetos de melhoria ambiental e social”, estando na vanguarda “em tudo o que diz respeito ao cuidado do planeta”, o Papa convida a uma reflexão sobre o estilo de vida de cada um, especialmente nestes momentos de crise (sanitária, social e ambiental).

 

Essa reflexão deve incidir na forma como nos alimentamos, consumimos ou deslocamos ou no uso que fazemos da água, da energia e do plástico e outros bens materiais “que muitas vezes são prejudiciais à Terra”.

 

“Vamos escolher mudar” e “avançar com os jovens para estilos de vida mais simples e que respeitam o meio ambiente”, convida Francisco. O Santo Padre pede orações para que todos tomemos “as decisões necessárias para uma vida mais sóbria e ecossustentável”, inspirados pelos jovens, que “estão comprometidos com o seu futuro”. Eles “querem mudar o que vão herdar num tempo em que nós já não estaremos”, acrescenta.

 

A propósito da importância de ações urgentes para combater a crise ambiental e social, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, afirma que “a humanidade há muito vem destruindo as florestas do planeta”, poluindo os rios e oceanos e “arando desordenamente a terra. Estamos a devastar os ecossistemas que sustentam as nossas sociedades”.

 

O diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP), P. Frédéric Fornos, sj, sustenta que perante a crise ecológica “é urgente mudar o nosso estilo de vida para que seja sóbrio e solidário” e pergunta se “estamos cientes dessa urgência”. “Rezemos para agir com aquela coragem dos jovens, para levar uma vida mais sóbria e ecossustentável, que garanta o nosso futuro”, afirma.

 

O Vídeo do Papa deste mês integra a celebração anual e ecuménica Tempo da Criação, que decorre entre 1 de setembro (Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação) e 4 de outubro (dia de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia). Esta edição tem o apoio da empresa de consultoria BIP e a colaboração do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e do Movimento Laudato si’. Foi dirigida por Nicolas Brown, sendo uma co-produção da RMOP, Vatican Media, Off the Fence Productions e La Machi.

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail