Redes Sociais: que cuidados devo ter?

Pastoral da Comunicação 5 abril 2019  •  Tempo de Leitura: 2

Depois de, num artigo anterior, ter apresentado em resumo o que são as redes socias e verificarmos que estão num crescendo enorme, devido à sua popularidade, penso que se torna importante olhar para os cuidados que deveremos ter ao entrarmos nesse fantástico mundo:

 

  1. Posso fornecer os meus dados pessoais? Sempre que possível deve-se evitar colocar informações que possam levar os desconhecidos a facilmente nos localizarem (dados sobre o local onde residimos, trabalhamos, nº. de telefone). Esta regra torna-se vital, quanto mais jovem for o utilizador.
  2. Devo aceitar todos os pedidos de amizade? Caso receba um pedido de amizade na sua página pessoal, deve antes de mais, ir verificar a página dessa pessoa. Deverá olhar para os conteúdos colocados, comentários, etc., se alguma coisa o chocar, então rejeite adicionar esse contacto. Caso não seja possível aceder, nunca aceite esse pedido. O ideal seria aceitar apenas pessoas que conhece pessoalmente, reduziria em muito as probabilidades de ser abordado pelos “predadores online”.
  3. Respondo a todos os comentários? Se algum comentário ofensivo ou mal-intencionado, for colocado no seu espaço, nunca responda, reporte às entidades competentes o mesmo e elimine imediatamente da sua lista, esse utilizador que o colocou.
  4. Todas as pessoas possuem acesso aos meus dados? Na internet existe uma regra de ouro “tudo o que for colocado online deixa de ser privado”. Portanto, sempre que pensar em colocar algo pessoal na sua página, deverá ter em conta este pressuposto. Porque, mesmo colocando essa informação como privada, existem sempre métodos que permitem utilizadores mais experientes acederem a esses conteúdos.
  5. Fotografias e vídeos, sim ou não? Todos estes conteúdos multimédia que possam ser reveladores do local onde foram produzidos, podem tornar uma pessoa vulnerável a encontros pessoais por parte dos utilizadores mal-intencionados. Principalmente os mais jovens devem ser elucidados para estes perigos.

 

Concluindo, o melhor mesmo é ter presente que, a melhor forma de manter o seu educando seguro é ter uma comunicação aberta com ele. Seja relativo às novas tecnologias ou a qualquer outro assunto, naturalmente. Envolva-se nas atividades online dele e diga-lhe que caso ele se sinta ameaçado o pode ajudar.

Fernando José Cassola Marques

Pastoral Comunicação

Sugestões Mudltimédia no Semanário Ecclesia.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail