WEB: Cáritas Portuguesa online

Pastoral da Comunicação 22 março 2019  •  Tempo de Leitura: 4

Sob o lema “Uma só família humana, cuidar da casa comum” vivemos, entre 17 e 24 de março, a semana nacional da Cáritas. Este ano a proposta passa além de um conjunto de ações locais, num apelo à participação de todos os portugueses no Peditório Público Nacional. Além desta ação podemos participar nesta iniciativa através de duas formas distintas. A primeira passa por “conhecer o programa das iniciativas da tua diocese e participar”, para isso o sítio online será a melhor forma de o conseguir. A segunda somos desafiados a divulgar essas ações “junto dos amigos e contactos pessoais e profissionais”. Só para termos uma ideia da magnificência deste projeto, no ano de 2018 a rede nacional Cáritas registou mais de 120 mil atendimentos, sendo que, conforme afirma o seu presidente Eugénio Fonseca, “estes são números que representam uma leitura da sociedade portuguesa que nos continua a dizer que há um número demasiado elevado de pessoas que necessitam de apoio da sociedade civil para poderem responder às necessidades básicas de sobrevivência e de dignidade humana”.

 

Ao digitarmos o endereço www.caritas.pt somos informados sobre as ações de solidariedade que estão a decorrer, bem como as principais notícias das atividades que ocorreram ou que irão ser implementadas.

 

Na opção “caritas portuguesa”, podemos conhecer um pouco mais sobre a Cáritas nacional, objetivos, história, corpos sociais e ainda conhecer a ação da Cáritas em Portugal. Nomeadamente é possível saber que a sua rede é constituída por 20 Cáritas diocesanas e por grupos locais de atuação de proximidade, com a colaboração de profissionais e voluntários.

 

Caso queira saber tudo sobre as campanhas de solidariedade em Portugal e no mundo, que se “destinam a ajudar os mais pobres que sofrem, quer por desastres naturais ou catástrofes humanas”, basta clicar em “campanhas”.

 

No item “projetos”, obtemos mais dados sobre os programas que são desenvolvidos nos mais variados locais, junto dos mais carenciados, na luta contra a exclusão, na formação de agentes, na sensibilização para o desenvolvimento. Tudo isto são “temas que se cruzam nestes projetos, sempre em parcerias com atores locais, privados ou públicos”.

 

Esta instituição católica apoia e colabora nas diversas iniciativas promovidas pelas mais distintas associações/agentes da sociedade. Seja na cooperação com as instituições de apoio aos imigrantes bem como na assistência em situações de emergência. Por outro lado assume ainda a responsabilidade de facilitar a formação de todos os que praticam e animam a pastoral da caridade e ainda, promove e suporta parcerias de voluntariado. Para conhecer tudo isto e muito mais basta aceder a “políticas sociais”.

 

Por último, sugerimos que passe pelo espaço “colaborar”, onde fica a conhecer formas de cooperação com esta organização católica e ainda na “editorial caritas”, onde encontrará publicações de referência “em português que na sua maioria são livros de pequena tiragem e não sustentáveis no canal livreiro”.

 

Fica então lançado o repto para que visite o sítio e colabore com esta instituição porque em “cada diocese o valor angariado nesta ação reverte para o trabalho de resposta às necessidades das pessoas e famílias locais que encontram na Cáritas resposta às suas necessidades”.

Fernando José Cassola Marques

Pastoral Comunicação

Sugestões Mudltimédia no Semanário Ecclesia.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail