Encher os templos com melhores cristãos

Razões para Acreditar 29 julho 2021  •  Tempo de Leitura: 2

O teólogo e filósofo jesuíta José Ignacio González Faus deu uma entrevista ao jornal eletrónico chileno "Kairós News". Nasceu há 87 anos em Valência, Espanha, e doutorou-se em teologia em 1968. Especializou-se na reflexão sobre a idolatria do dinheiro e o rosto de Deus.

 

Vários órgãos informativos que referiram esta entrevista puxaram para título a convicção deste teólogo de que, "biblicamente, não há obstáculos para o ministério presbiterial da mulher". Entende-se a opção editorial, até porque González Faus tem argumentos pertinentes sobre o tema. Contudo, é bem mais profunda a reflexão sobre a situação do Mundo e da Igreja que aparece no título original da entrevista: "Mais qualidade que quantidade, a Igreja numa mudança de época".

 

Para González Faus, vivem-se tempos em que se esvaziam os templos, por culpa da Igreja, e se esvaziam as almas, por culpa da sociedade consumista, que não corresponde aos anseios das pessoas. A crise não o assusta apesar de esta pôr em causa a quantidade de crentes, uma vez que acha que ela contribuirá para aparecimento de melhores cristãos.

 

A pandemia contribui, também, para o esvaziamento dos templos. É uma oportunidade para verificar os que permaneceram fiéis, bem como as convicções que os levaram a não abandonar a prática religiosa. Será igualmente decisivo refletir e promover estratégias para ir ao encontro dos que deixaram o seu lugar vazio nas igrejas, ou nunca o tiveram.

 

Tendo em conta as reflexões de González Faus, vai apostar-se em encher os templos ou em encher as almas? Na quantidade ou na qualidade? Eventualmente, uma aposta não prejudica a outra.

 

Ao procurar atender aos anseios das pessoas estará a contribuir-se para que voltem à Igreja. Mesmo que sejam poucos os que regressem, serão seguramente melhores cristãos se houver qualidade na sua formação humana, espiritual, teológica e eclesial. Será a única forma de encher as suas almas!

Artigos de Opinião Jornal de Notícias. 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail