Idosos, pilares de um Mundo melhor

Razões para Acreditar 30 junho 2021  •  Tempo de Leitura: 2

Foi agora divulgada a mensagem para essa efeméride que este ano se celebra pela primeira vez. O Papa fê-lo através de um vídeo em que se dirigiu de forma coloquial aos idosos como ele, os quais sofreram muito nestes últimos anos.

 

"A pandemia foi uma tempestade inesperada e furiosa, uma dura provação que se abateu sobre a vida de cada um. Mas a nós, idosos, reservou-nos um tratamento especial, um tratamento mais duro", disse o Papa na sua videomensagem.

 

Apesar de falar dos tempos difíceis que os idosos tiveram de enfrentar, a mensagem de Francisco não é de comiseração, mas sim de ânimo para todos os que tantas vezes são postos de lado. O Papa convocou-os para a sua missão importantíssima na sociedade e na Igreja: passada esta tempestade, os avós e os mais velhos devem dedicar-se a construir "o Mundo de amanhã" com os filhos e os netos.

 

Podem reformar-se da sua atividade laboral, mas, para o Papa, "não existe uma idade para reformar-se da tarefa de anunciar o Evangelho, da tarefa de transmitir as tradições aos netos". Deu o seu próprio exemplo, quando se preparava para se retirar da atividade pastoral de arcebispo de Buenos Aires: eis que é chamado a tornar-se bispo de Roma e a liderar a Igreja Católica.

 

Apesar da idade, o Papa convoca os idosos para serem guardiões dos sonhos, transmissores da memória e protagonistas de uma vida de oração mais intensa pelo Mundo. Dá o exemplo de Bento XVI, Papa emérito, que ele classifica como "um idoso santo, que continua a rezar e trabalhar pela Igreja".

 

Noutros contextos culturais, como o asiático e o africano, os idosos não perderam relevância. O mundo ocidental, tecnocrata, tem de redescobrir a sua importância para uma sociedade que não despreze as suas tradições e nelas se apoie para projetar um futuro melhor.

Artigos de Opinião Jornal de Notícias. 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail