O Papa oferece "bússola" para a paz

Razões para Acreditar 29 dezembro 2020  •  Tempo de Leitura: 2

Propôs "uma nova pedagogia", para "educar as novas gerações para o respeito mútuo das nações, para a fraternidade dos povos e para a colaboração das pessoas entre si".

 

Ao longo dos anos, os vários papas destacaram aspetos a ter em consideração nesse caminho pacifista. Na mensagem deste ano, o Papa Francisco sintetiza-os naquilo que denomina a "cultura do cuidado".

 

A pandemia ensinou à humanidade "a importância de cuidarmos uns dos outros e da criação a fim de se construir uma sociedade alicerçada em relações de fraternidade". O Papa vê na "cultura do cuidado" a saída para "erradicar a cultura da indiferença, do descarte e do conflito, que hoje muitas vezes parece prevalecer".

 

O longo caminho já percorrido pela Igreja Católica na atenção aos mais desfavorecidos que configura a sua Doutrina Social, pode - segundo o Papa - facultar a "todas as pessoas de boa vontade um precioso património de princípios, critérios e indicações". A partir deles poder-se-á elaborar o que ele denomina como "a "gramática" do cuidado". Esta terá regras claras: "A promoção da dignidade de toda a pessoa humana, a solidariedade com os pobres e indefesos, a solicitude pelo bem comum e a salvaguarda da criação".

 

Depois de percorrer estas leis basilares da paz, Francisco conclui que, "neste tempo, em que a barca da humanidade, sacudida pela tempestade da crise, avança com dificuldade à procura de um horizonte mais calmo e sereno, o leme da dignidade da pessoa humana e a "bússola" dos princípios sociais fundamentais podem consentir-nos navegar com um rumo seguro e comum".

 

A paz continua a ser um objetivo longínquo, um longo caminho a percorrer pela humanidade. Um caminho feito de avanços e recuos. Uma construção sempre inacabada. Apesar disso, os papas não desistem de dar os seus contributos para que ela se torne uma realidade, ainda que sempre incompleta. Que cada um faça o mesmo.

 

Um feliz ano de 2021!

Artigos de Opinião Jornal de Notícias. 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail