Livro da Semana: «Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador»
Há 1700 anos atrás, no que é hoje Iznik, na Turquia, 318 bispos de todo o Império Romano reuniram-se para discutir a relação entre Jesus e Deus Pai.
Esse primeiro sínodo, ou concílio, ecuménico (ou seja, global) marcou decisivamente a história do Cristianismo: não só inaugurou um figurino de deliberação em matérias teológicas que permanece atual, como marca, simbolicamente, o início da época de ouro da Patrística.
É, ainda, um dos pouquíssimos concílios aceites por todas as Igrejas cristãs e aquele em que começou a ser formulado o Credo — esse depósito das verdades essenciais da fé — que todos os domingos os católicos recitam na missa. Por tudo isto, os 1700 anos de Niceia não podiam não ser celebrados.
O presente documento da Comissão Teológica Internacional propõe-se resgatar, para os cristãos de hoje, a mensagem do Concílio, sublinhando a sua perenidade e enfatizando a esperança ecuménica que ele alimenta.
Ficha Técnica
Título: Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador
Autor: Comissão Teológica Internacional
Ano de edição: 2025
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 144
ISBN: 9789896739973