Livro da Semana: «Uma Igreja Transformada pelo Povo»

Livros 21 novembro 2023  •  Tempo de Leitura: 3

Uma Obra poderosa que nos desafia e envolve para a necessidade da transformação da Igreja- destacando a importância da renovação espiritual e da abertura ao diálogo.



A transformação fraterna do mundo, onde a solidariedade e a justiça social se tornam pilares fundamentais e a importância de uma igreja sinodal e fraterna são também pontos essenciais da obra que apresenta uma reflexão sobre a importância de manter vínculos com as raízes que sustentam a fé.



Uma Leitura enriquecedora para todos que buscam compreender e contribuir para o futuro da Igreja.

 

Na sua crónica no Jornal Público, escreveu Frei Bento Domigues sobre este livro: "Fui, agora, surpreendido por um livro de Hervé Legrand e Michel Camdessus. Quando vi o título – Uma Igreja Transformada pelo Povo –, só o conhecimento que tenho dos seus autores me impediu de dizer: eis mais uma banalidade em torno do Sínodo 2023-2024. De facto, é uma obra marcante e espero que tenha muitos leitores e muitos praticantes das suas propostas.

 

De que se trata afinal? De entrelaçar as exigências do Evangelho com todas as dimensões da vida humana.

 

Andrea Grillo resume muito bem os propósitos desta obra singular:Uma Igreja Transformada pelo Povo é o fruto de uma luminosa colaboração entre vários homens e mulheres franceses que, ao longo do seu percurso, encontraram não apenas no magistério de Francisco, mas em particular nas palavras de Fratelli Tutti um guia, uma candeia e uma bússola para realizar um exame sobre a relação entre a Igreja e o mundo. Da leitura da lista de ‘contributos’, verifica-se que se trata de um conjunto de indivíduos que pertencem ao mundo da política e dos negócios, da administração da Justiça e da psicologia, da assistência social e da ornitologia, do direito internacional e da terapia familiar. Entre eles há apenas um teólogo (H. Legrand, O.P.), que desempenhou um papel de coordenação e consultoria, para além de ter assumido a redacção de toda a segunda parte do volume.

 

“As páginas deste texto podem ajudar a redescobrir coisas antigas na Palavra de Deus e na tradição que são surpreendentemente sãs e vivas, enquanto algumas coisas recentes podem ser pouco pensadas e muito unilaterais. Algumas coisas que parecem muito antigas são invenções de anteontem. Algumas coisas que parecem ser novidades perigosas são formas tradicionais de sabedoria antiga. Só num renovado caminho comum, a ser feito plenamente e sem medo, voltará o exercício da autoridade a ser um lugar aberto ao mistério.”

 

Este livro é fruto de um laboratório de pessoas muito qualificadas e experimentadas em todos os domínios da actividade humana. Podem, por isso, mostrar os resultados de um grande laboratório e, ao mesmo tempo, constituírem propostas para mais laboratórios de jovens que, à luz da Fratelli Tutti, irão abrir novos caminhos."

 

Ficha Técnica

Título: Uma Igreja transformada pelo povo
Autor: Hervé Legrand, Michel Camdessus
Ano de edição: 2023
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 160
Peso: 213g
ISBN: 9789896738976

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail