Sugerimos: «Uma espécie de bolsa de valores», de Paulo Costa

Livros 12 novembro 2023  •  Tempo de Leitura: 3

A Salesianas Editora acaba de publicar o novo livro do Professor Paulo Costa. Após mais de duas décadas de docência da disciplina de EMRC no Colégio de Lamas, o autor decidiu criar cinquenta contos para abordar cinquenta valores diferentes.

 

Num tempo em que o dinheiro parece ser para muitos o seu critério supremo e a sua única razão de viver e a economia e as finanças se constituem como o grande e decisivo motor do mundo, Paulo Costa quis equacionar e afirmar um outro tipo de bolsa de valores que tem as suas raízes mais profundas no humanismo cristão. Em todos os contos do livro se sublinha o princípio de que as coisas verdadeiramente valiosas não são coisas e não se podem comprar nem vender, pois o essencial não se vê com os olhos, não se toca com as mãos e nem se percebe com a inteligência e só o coração consegue olhar em plenitude.

 

Os 50 contos deste livro são contributos para ajudar a compreender a importância de um enquadramento ético e espiritual da vida como universo de referência a partir do qual se pode estruturar a personalidade e adquirir uma visão da existência saudável, equilibrada, madura e aberta ao diálogo com outras mundividências.

 

As histórias do livro procuram ajudar na reflexão das questões essenciais da vida, através da compreensão dos valores humanos fundamentais que constituem a nossa identidade cultural e civilizacional, na procura e discernimento do sentido da vida e da realização pessoal e comunitária.

 

O autor procura ajudar na tomada de consciência da importância da construção de um projeto de vida com sentido, baseado nos princípios essenciais do cristianismo, rumo a uma existência verdadeiramente consciente, esclarecida, responsável e feliz.

 

A verdade é que os contos são um extraordinário aliado na Educação e na aprendizagem dos valores essenciais da vida. As histórias têm o dom de prender a atenção, provocar a imaginação e despertar a curiosidade, contribuindo, de forma singular, na formação do carácter e na compreensão da existência humana em sociedade.

 

Os contos podem ser um poderoso auxílio na descoberta e reflexão dos princípios éticos fundamentais para a convivência harmoniosa entre as pessoas, estimulando o desenvolvimento socio-emocional, promovendo o entendimento da realidade que nos rodeia e ajudando na construção da nossa hierarquia de valores.

 

Muitos destes contos foram sendo publicados mensalmente pelo Portal iMissio que se assume como um projeto de evangelização que acredita que a Internet pode ser um espaço de reflexão, partilha e diálogo entre a fé e a razão, a religião e a ciência, a doutrina e a cultura.

 

Esta obra é uma proposta de reflexão individual e/ou de grupo para todas as idades e para os mais diversos contextos educativos. Por uma vida de valor e com valores…

Paulo Costa

Conto

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail