Livro da semana: «A Cruz e o Caminho»

Livros 21 março 2023  •  Tempo de Leitura: 2

Esta Via Sacra é uma obra original para entrar no mistério das questões sobre a fé e sobre a verdadeira humanidade do homem.

 

Quem é o vencedor? Qual é a «Hora» da verdadeira revelação do humano? A do crucifixo ou a do príncipe do mundo? No fundo: é a Deus ou a Satanás – diz-nos Mencarelli – a quem desejamos olhar como nosso salvador? Nenhum dos dois tem um caminho fácil, nenhum dos dois pode ser seguido sem dor, mas (para citar o último romance deste poeta de hoje) a quem «pediremos salvação», uma vez que todos a pedimos?  

 

Daniel Mencarelli nasceu em Roma, em 1974. Casado e pai de dois filhos, vive em Ariccia (Castelli Romani), nos arredores da capital italiana. Muito jovem ainda, revelou-se como uma estrela nascente da cena literária, em primeiro lugar como poeta, mas também como escritor, na narrativa e no romance, áreas em que se distinguiu e conquistou prestigiosos prémios. A sua vasta produção literária revela-nos uma nova forma de contar histórias, a partir da realidade até aos domínios da busca espiritual. Especialmente na ficção, como La casa degli sguardi (A casa dos olhares)Tutto chiede salvezza (Tudo pede salvação), ou o recente Sempre tornare (Voltar sempre), publicados por Mondadori e vencedores de importantes prémios, o autor percorre – em subliminar registo autobiográfico e com rara densidade –, o seu próprio e doloroso renascimento. Mas, como ele próprio diz: «Não é escritor quem tem uma história, mas sim aquele que sabe escrevê-la.» E Mencarelli bem o sabe!

 

Ficha Técnica

Título: A cruz e o caminho
Autor: Daniele Mencarelli
Ano de edição: 2023
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Páginas: 72
ISBN: 9789896738730

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail