Livro da Semana: «E vós, quem dizeis que Eu sou?»

Livros 8 março 2023  •  Tempo de Leitura: 2

A pergunta de Jesus dirigida aos seus seguidores dá título ao livro. Talvez seja a mais interpelante de todo o Novo Testamento, pois só a partir da resposta encontrada é possível o passo seguinte – o da conversão – da transformação interior que leva à assunção do ensinamento e ao seguimento.

 

Temos em mão um conjunto de textos proferidos pelo teólogo e frade capuchinho Cantalamessa, escolhidos para um tempo quaresmal e expostos em ambiência orante. Segundo o próprio pregador, esta proposta pretende implantar motivações para futuras abordagens, particularmente por parte daqueles fiéis cuja ação, nas comunidades, visa o trabalho catequético.

 

Cantalamessa procura que os seus reconhecidos méritos de comunicador não obstaculizem a busca por parte daqueles a quem se dirige: «de um pregador não se deve esperar ouvir coisas novas, mas apenas coisas úteis e atuais; não coisas novas para aprender, mas coisas antigas para praticar.»

 

Este livro reúne três textos, que surgiram como pregações ao Papa e à Cúria, e apresenta-se como um verdadeiro acompanhamento para a compreensão da figura de Cristo, a quem os três capítulos são dedica-dos, primeiro, em jeito reflexivo, e, depois, complementar. Neles, Cristo é apresentado como verdadeiro homem, verdadeiro Deus, numa pessoa. Estes três elementos, em torno dos quais gravita toda a cristologia e toda a reflexão acerca da salvação cris-tã, são os eixos das meditações do padre Raniero e levam-nos a redescobrir o verdadeiro ponto essencial da nossa fé que, por vezes, tendemos a esquecer: em Jesus, tanto o homem como Deus encontram um rosto.

 

 

FICHA TÉCNICA

Título: E vós, quem dizeis que Eu sou?
Autor: Raniero Cantalamessa
Ano de edição: 2023
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Dimensões: 120 x 170 x 6 mm
Páginas: 80
Peso: 80g
ISBN: 9789896738655

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail