Livro da Semana: «Oh noite que guiaste!»

Livros 22 fevereiro 2023  •  Tempo de Leitura: 2

Num tempo em que assistimos a uma crescente polarização no espaço público, o autor convida-nos para uma viagem às raízes do que é ser humano, à comum experiência da vulnerabilidade, para aí encontrar os alicerces da fraternidade. «Em Jesus, encontramos um Deus que salva fazendo-se vulnerável. Só um Deus ferido pode curar-nos e, o que ainda é mais admirável, fazer da nossa fragilidade presença da sua glória no meio do mundo, que é o seu amor por todas as criaturas. O que em nós é marginal – ou foi vivido como tal – pode ter a força profética para destruir muitas fronteiras.»

 

CARLOS MARIA ANTUNES nasceu em Tomar. Foi, durante década e meia, pároco na Diocese de Santarém, e acompanhou o Movimento Católico de Estudantes (MCE). Desde 2007, é monge no Mosteiro cisterciense de Santa Maria de Sobrado, na Galiza. É autor dos livros

 

Atravessar a própria solidão (2011) e Só o pobre se faz pão (2013), ambos publicados por Paulinas Editora.

 

Carlos Maria Antunes faz o elogio da noite, metáfora da vida frágil, lugar dos verdadeiros encontros. Propõe-nos a mútua hospitalidade sob a luz do acontecimento pascal. 

 

Este livro, em grande parte, torna públicas as reflexões que o autor partilhou com o Metanoia - movimento católico de profissionais, no contexto dos seus Encontros de Reflexão Teológica.

 

Ficha Técnica

 

Título: Oh noite que guiaste! Da inospitalidade ao encontro
Autor: Carlos Maria Antunes
Ano de edição: 2023
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Páginas: 170
ISBN: 9789896738662

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail