Sugerimos: «palavras, de Miguel Oliveira Panão»

Livros 28 setembro 2022  •  Tempo de Leitura: 3

palavras. Podem pensar que há um erro no texto: contudo o título é mesmo todo em minúscula. Deve ser mesmo essa razão estimado leitor, também foi o que eu pensei. 

 

O livro está organizado em  quatro “Níveis” - o Próprio, o Outro, a Finitude e o Infinito - e termina com a intenção de futuro da palavra “Aberta”.  Este livro tem na base as crónicas do iMissio (a maioria ampliadas). O livro pode ser lido todo seguido. Talvez as palavras ganhem mais sabor, ecoem com mais profundidade e intensidade, lendo um texto por dia. 

 

Podemos ler no prefácio que “as palavras mudam o nosso cérebro. Meditar pelas “Palavras” pode inspirar cada pessoa a seguir esse princípio biológico demonstrado pelas neurociências, transformando a sua mente, e o modo como vive as dimensões física, mental e espiritual da vida humana. No meios das palavras nos movemos e aprendemos a lidar com os desafios do quotidiano.

Esta obra é o resultado de várias experiências e meditações da “Palavra” que desperta e centra a nossa consciência para os valores essenciais da vida. 

 

Semanalmente vivemos, movemos, excitamos e aprendemos com as palavras do Miguel. São palavras que nos “despertam para os riscos de uma vida centrada na realidade virtual através dos imensos fluxos de informação e entretenimento que fluem pelos ecrãs”. 

 

É uma edição de autor e que pode ser adquirida através a Amazon: https://www.amazon.es/-/pt/dp/B0B45C3VY1 

 

Miguel R. Oliveira Panão é Professor Auxiliar da Universidade de Coimbra, no Departamento de Engenharia Mecânica de fevereiro de 2014. É licenciado (2002) e doutorado (2008) em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Além da sua atividade de investigação em engenharia, M. Oliveira Panão tem desenvolvido trabalho no âmbito do pensamento filosófico associado à Ética Ambiental e Diálogo entre Ciência e Fé. No âmbito da Ética Ambiental, co-editou um livro intitulado “Transformar os Limites em Possibilidades”, enquadrado no projeto “Ética para Situações-Limite” do “Centro de Estudos de Filosofia” da Universidade Católica Portuguesa. Outros dos seus trabalhos foram publicados em revistas de Cristianismo e Cultura como a Brotéria, Communio e Eborensia, Nuova Umanità (italiano), assim como dois dos seus trabalhos foram publicados pela Revista Portuguesa de Filosofia. É membro da comissão central da iniciativa cultural internacional “EcoOne” dedicada ao desenvolvimento do pensamento filosófico e teológico da relação entre o ser humano e o mundo natural.

 

Boa leitura. 

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail