Livro da semana: «A Páscoa do Discípulo Amado»

Livros 18 maio 2022  •  Tempo de Leitura: 2

Nestes dias de caminhada para a Páscoa, recordamos em comunhão a derradeira subida para Jerusalém de Jesus e dos seus discípulos.

 

Este texto do prof. João Lourenço ajuda-nos nessa memória, propiciando-nos a descoberta do centro da narração pascal tal como nos é transmitida em João, o discípulo amado: confrontando as releituras pascais de Isaías, as narrativas da Paixão e da Páscoa no quarto Evangelho e a perspetiva pascal do Apocalipse, o autor procura que essa luz que atravessa todo o pensamento joanino ilumine esse lugar teológico em que se fundamenta a nossa fé e donde irradia a compreensão eucarística da vida cristã.

 

Confrontando as releituras pascais de Isaías, as narrativas da Paixão e da Páscoa no quarto Evangelho e a perspetiva pascal do Apocalipse, o autor procura que “essa luz que atravessa todo o pensamento joanino ilumine esse lugar teológico em que se fundamenta a nossa fé e donde irradia a compreensão eucarística da vida cristã”.

 

João Lourenço é professor Catedrático emérito da Faculdade de Teologia. Doutor em Teologia Bíblica pelo Studium Biblicum Franciscanum – Faculdade de Ciências Bíblicas e Arqueologia – Pontifícia Universidade Antonianum, Jerusalém, com a tese Humilhação e Exaltação do Servo em Is 52,13-53,12 e sua Interpretação no Judaísmo Antigo. É membro da Ordem Franciscana (OFM).

 

Ficha Técnica

Título: A Páscoa do discípulo amado
Autor: João Lourenço
Ano de edição: 2022
Editora: Paulinas
Idioma: Português
Páginas: 144
ISBN: 9789896738273

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail