AIS: Cristo em pedaços

Notícias 9 dezembro 2021  •  Tempo de Leitura: 6

Na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Mieze, na Diocese de Pemba, os Cristãos rezam a Via Sacra lembrando o rosto de Jesus em Cabo Delgado. E fazem-no junto de uma cruz muito especial, feita com a madeira queimada da casa de um cristão que foi incendiada no ataque terrorista à missão e à aldeia de Muidumbe. Fez um ano agora, em Novembro…

 

É difícil esquecer o ataque de há um ano na missão católica de Nangololo, no Distrito de Muidumbe. Foi um dos mais violentos que já aconteceram na Diocese de Pemba, em Cabo Delgado, desde que os jihadistas iniciaram o seu reino de terror em Outubro de 2017. A missão ficou destruída. Nada foi poupado, nem a igreja, nem as estruturas da paróquia, nem as casas dos cristãos. Durante o ataque ocorreu também o massacre de dezenas de jovens. As execuções, pelos terroristas, terão ocorrido um campo de futebol, na zona, entre os dias 6 e 8 de Novembro. Relatos de sobreviventes falam na “agonia” de mais de 50 pessoas decapitadas. Praticamente todos os que viviam na região tiveram de refazer as suas vidas noutros lugares, ou em campos de reassentamento, ou em aldeias junto de familiares e amigos. O Pe. Edegard Silva, um missionário saletino brasileiro, está agora noutra paróquia, noutra missão. Mas a sua memória dificilmente irá esquecer a tragédia que se abateu naqueles dias de Novembro sobre Muidumbe. Edegard está agora em Mieze, na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, onde criou um espaço muito especial de oração. Junto à entrada da igreja, num terreiro, nasceu um local para os cristãos rezarem a Via Sacra e um outro para o Terço Missionário. São dois espaços abertos, sem portas, onde todos são convidados a participar, a unir a sua voz à voz dos Cristãos em todo o mundo. Sempre que rezam a Via Sacra, os cristãos de Mieze recordam a violência que se abateu sobe Muidumbe e todas as aldeias e vilas e cidades que já conheceram o horror da guerra, da violência e morte em Cabo Delgado.

 

Sofrimento do povo

No ataque à missão de Nangololo, muitas casas de cristãos foram incendiadas, tal como a igreja, a residência dos padres e a das irmãs e as instalações da rádio. Da madeira queimada de uma dessas casas nasceu agora uma cruz que representa todo o sofrimento da comunidade, mas que é também um sinal de paz, esperança e amor. “A cruz foi feita da madeira queimada da casa de um cristão e o Cristo está em pedaços, porque, na verdade, nós queremos lembrar a situação de tantas pessoas, de tantos homens, mulheres e crianças que tiveram os seus corpos decapitados”, explica o Pe. Edegard Silva à Fundação AIS. “Por isso – acrescenta o missionário brasileiro – o corpo, as pernas, os braços e a cabeça de Cristo estão separados, pois expressam a realidade de tantas pessoas aqui nesta guerra de Cabo Delgado.” A cruz de madeira queimada com o Cristo em pedaços é o elemento central da oração da Via Sacra, que acontece num espaço pequeno, construído com estacas de madeira entrançada e coberto de colmo, tal como todas as casas nesta região. À entrada, num letreiro pequeno, pode ler-se que aquele é “o rosto de Jesus em Cabo Delgado”. Mesmo ao lado, num terreno aberto, com um terço gigante desenhado no chão, pretende-se lembrar também, diz ainda o Pe. Edegard, “a dimensão mariana da Igreja e a solidariedade de tantas partes do mundo”. Reza-se muito em Cabo Delgado, em Moçambique. A oração de um povo oprimido pela violência traduz também a vitalidade de uma Igreja que sendo pobre materialmente é muito rica em vocações, em fraternidade, e que é, por tudo isso, um exemplo para o mundo. Os Cristãos acreditam que a oração é um instrumento poderoso para a paz. Em Cabo Delgado há um número impressionante de vítimas da intolerância, do terrorismo. São mais de três mil mortos e mais de 850 mil deslocados. Quando se reza pela paz, há sempre alguém que é lembrado, pessoas que perderam a vida, famílias que se viram espoliadas de tudo o que possuíam. Em Mieze, na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, uma pequena cruz feita da madeira da casa queimada de um cristão é um símbolo poderoso do sofrimento do povo de Moçambique.

 

PS: A Fundação AIS apoia projectos de ajuda aos refugiados e deslocados internos em vários países do mundo. Ajude a AIS nesta missão junto dos que perderam tudo o que tinham, como os Cristãos de Cabo Delgado. Neste Natal ofereça esperança!

Fundação de direito pontifício, a AIS ajuda os cristãos perseguidos e necessitados.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail