Encontro Mundial de Famílias terá formato inédito

Notícias 3 julho 2021  •  Tempo de Leitura: 2

Papa Francisco anunciou nesta sexta-feira, 2 de julho, que o próximo Encontro Mundial das Famílias vai decorrer, entre 22 e 26 de Junho de 2022, num formato inédito: haverá uma assembleia em cada diocese católica, em ligação com Roma, em vez de um encontro mundial e multitudinário numa cidade.

 

Francisco justifica a alteração dizendo que esta “será uma oportunidade da Providência para realizar um evento mundial capaz de envolver todas as famílias que quiserem sentir-se parte da comunidade eclesial”.

 

“Na medida do possível, convido as comunidades diocesanas a organizar iniciativas a partir do tema do encontro, utilizando os símbolos que a Diocese de Roma está a preparar. Peço que sejam dinâmicos, activos e criativos, para se organizarem com as famílias, em sintonia com o que acontecerá em Roma”, refere o Papa, numa mensagem em vídeo divulgada pelo Vaticano e que pode ser vista a seguir:

 

 

Este 10.º Encontro Mundial das Famílias terá como tema “O Amor em família: vocação e caminho de santidade” e já tinha sido adiado por um ano – estava previsto para este Verão –, por causa da pandemia.

 

Nas edições anteriores, diz o Papa, a maior parte das famílias ficava em casa e “o encontro era visto como uma realidade distante, no máximo acompanhada pela televisão, ou desconhecida para a maioria das famílias”.

 

Agora, pretende-se uma forma “multicêntrica e disseminada” para promover a participação das comunidades diocesanas do mundo inteiro.

 

Em Roma, sede principal do encontro, estarão alguns delegados da Pastoral Familiar que participarão no Festival das Famílias, no Congresso Pastoral e na missa final, que serão transmitidos para o mundo inteiro, esclarece o Papa. Depois, em cada diocese, haverá um encontro local, “para as suas famílias e comunidades”.

7MARGENS é um jornal digital orientado por critérios jornalísticos profissionais e independente de qualquer instituição, religiosa ou outra. Divulga informação sobre o fenómeno religioso, no sentido mais amplo do termo, não se confinando à atualidade das diversas confissões e crenças estabelecidas.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail