Crianças celebram Primeira Comunhão apesar do terror jihadista

Notícias 24 setembro 2020  •  Tempo de Leitura: 4

Elisabeth e Etienne são ainda duas crianças. Tiveram de fugir, com os seus pais, da aldeia onde nasceram no Burkina Faso por causa da violência jihadista. Os cristãos foram todos ameaçados. Se ficassem seria um verdadeiro suicídio. Fugiram mas o medo persiste. Os terroristas querem controlar todo o país. Elisabeth e Etienne fizeram agora a primeira comunhão. No meio do terror e da morte, eles são sinal de esperança.

A Igreja em Kaya encheu-se, no final de Agosto, de cânticos e de alegria. Foi um dia de festa em que as crianças celebraram a sua Primeira Comunhão. Vestidas de branco, dançando e cantando, elas foram expressão da presença cristã neste país africano onde a comunidade vive dias de angústia e medo. “As crianças vêm de Dabló e foram obrigadas a fugir da sua aldeia por causa do terror que havia por ali”, explica o padre Gabriel Bamogo à Fundação AIS. Foi um dia memorável. Um dia muito especial para todos os que tiveram de fugir, todos os que já experimentaram o terror dos grupos jihadistas que querem implantar no Burkina Faso um ‘califado’ gerido pelo fanatismo islâmico. Eliabete tem 13 anos. Provavelmente nunca mais irá esquecer o ataque à sua aldeia, as ameaças constantes dos terroristas. É uma cicatriz que lhe ficou impressa na memória. “Não podíamos ficar mais tempo em nossa casa, era insuportável. Todos os dias nos sentíamos ameaçados”, diz a jovem. Etienne Sawadogo nasceu numa aldeia também perto de Dabló. Também ele já testemunhou o horror da violência. “Vimos matar sem piedade. Poderia ter acontecido connosco. É por isso que fugimos.”


Dia 12 de Maio de 2019. Igreja de Dabló, Diocese de Kaya. A capela estava cheia de fiéis naquele domingo. Quase já no fim da Missa, escutaram-se gritos. Homens armados irromperam pelo templo aos tiros. Seriam mais de vinte. Junto ao padre, no altar, estavam alguns jovens acólitos. Num ímpeto, o padre Simeón Yampa, 34 anos, arrastou-os para a sala ao lado procurando protegê-los. E conseguiu. Os jovens foram poupados mas o padre não. Foi executado a tiro logo ali.

 

Ameaça real

 

Praticamente todos os cristãos abandonaram a aldeia. Ficar seria um verdadeiro suicídio. Elisabeth Bamongo e Etienne Sawadogo tiveram de deixar Dabló juntamente com as suas famílias. São ainda crianças. Ela tem 13 anos, ele é um pouco mais velho, tem 14. Deixaram em Dabló o mundo que conheciam. Tornaram-se, com os pais e os outros cristãos da aldeia, refugiados no próprio país. Foram todos para Kaya. Não é muito distante. É uma cidade, a capital da província. O Burkina Faso é um país sequestrado pela violência, pelo terror jihadista, pelos bandos de criminosos e pelas redes de traficantes de armas e de droga. Os cristãos fugiram de Dabló e rumaram a Kaya. As crianças continuaram a ter aulas de catequese. E chegou o tão aguardado dia da Primeira Comunhão. A Igreja encheu-se de cânticos e de alegria. A comunidade marcou presença como quem anuncia ao mundo que o medo não pode triunfar sobre a fé e o amor. Houve muitas palmas quando as crianças, vestidas de branco, foram receber a Primeira Comunhão. Foi uma festa marcada, no entanto, pelas nuvens negras da ameaça jihadista. Ninguém arrisca dizer como vai ser o dia de amanhã. Todos sabem que os grupos terroristas estão a crescer, estão a ficar mais fortes, mais bem armados, mais ousados. Os cristãos sentem-se indefesos. Mas, apesar do medo, há sempre esperança. Uma esperança que é alimentada pela fé. Etienne Sawadogo e Elisabeth Bamongo fizeram agora a primeira comunhão. Para eles, nada é impossível. “Rezamos todos os dias”, dizem com orgulho. No meio do terror e da morte, estas duas crianças são sinal de confiança num futuro melhor.

 

Fundação de direito pontifício, a AIS ajuda os cristãos perseguidos e necessitados.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail