Desafios da fé: Assentar

Crónicas 2 outubro 2017  •  Tempo de Leitura: 2

Depois da fase eufórica de mudança segue-se a fase de “assentar os pés na terra”.

 

Os primeiros choques culturais, dissabores, imprevistos... Aquela energia positiva começa a ter altos e baixos. Um vazio apodera-se dos pensamentos e a saudade da antiga estabilidade aparece sorrateira. Tudo faz parte. Num caminho há momentos bons e menos bons.



Mas, nada como procurar a alegria para superar momentos mais cabisbaixos.


Este domingo, tive o prazer de conhecer a minha nova paróquia. Chama-se St Joseph’s Parish.


Fui recebida com um misto de curiosidade e carinho. A maior para das pessoas que estava na missa era asiática. Havia sobretudo locais, indianos e filipinos. Vi também meia dúzia de caucasianos e confesso que me senti um pouco observada. Creio que fui rapidamente identificada como “nova”. No entanto fui felizmente surpreendia no final da missa quando houve uma pessoa que se veio apresentar fazendo-me sentir bem-vinda e acolhida. Tive também a oportunidade de conhecer um dos padres e o pároco que, quando lhe disse que era portuguesa, abriu um largo sorriso e disse: Bom Dia!


A Igreja não é grande, é muito acolhedora e ao entrar conseguia-se sentir no ar a fé, a humildade e a paz.


Esta Igreja tem apenas 3 anos. Antes de 1995 só havia missas católicas na paróquia Our Lady Of The Assumption que fica no sul da ilha, na capital do distrito, de nome Phuket Town. Era muito difícil para os visitantes da ilha e os moradores mais a norte participar na Eucaristia, pelo que em 1995 começou a haver celebrações mais a Centro-Norte, na zona de Laguna onde muitos expatriados vivem. Estas Eucaristias dependiam da generosidade dos hotéis que gentilmente cediam os espaços, alternando entre eles.

Em Julho de 2014 inaugura-se a St. Joseph’s Parish.


O coro é liderado pela comunidade filipina e há cerca de 100 pessoas semanalmente na missa em Inglês, ao Domingo de manha.

 

Agora mais perto de algo que me é tão familiar, começo a pouco e pouco a descobrir “os cantos a casa”.

 

IMG_0784

Madalena Júdice Correia

Cronista "enviada" à Tailandia

A hotelaria é a sua paixão profissional e trabalha para a Ritz-Carlton. Muito curiosa. Acredita que podemos ser pessoas um bocadinho melhores todos os dias, se estivermos dispertos para isso. Tem muita vontade de viver ao máximo a vida que Deus lhe oferecer. A melhor forma de estar é ao ar livre e em boa companhia. Um amigo uma vez disse que ela tinha uma certa loucura saúdavel.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail