Deus é a espera!

Crónicas 1 março 2024  •  Tempo de Leitura: 2

Todos os dias, de manhã, passo por uma senhora que, religiosamente, espera pelos seus netos. Já tive oportunidade de passar em diferentes alturas, tanto enquanto espera como quando os recebe. E não deixa de ser espantoso verificar o impacto que aquele momento tem na sua vida.

 

Aquela senhora de estatura baixa, de postura frágil e olhar meigo, cujo nome eu desconheço, espera, cheia de esperança e pacientemente, à porta do seu apartamento pelos seus netos. Espera por quem ama. Espera por aqueles a quem o abraço lhe aconchega. Espera por aqueles a quem o seu olhar sorri de forma instantânea. Espera por aqueles que preenchem por completo a sua vida.

 

E a verdade é que aquela senhora, todos os dias, me faz lembrar este Deus apresentado por Jesus. Um Deus que espera. À porta da nossa vida. Sem imposição e com toda a esperança. Aquela senhora testemunha, sem dar conta, o Deus a quem eu professo toda a minha fé. No seu “bom dia” e nos seus abraços reconheço o Deus que se alegra com o que somos, independentemente do que fomos. Na sua espera e na alegria do encontro reconheço o Deus que sempre está e que se revela em pequenos gestos. Na sua fragilidade, que ganha robustez no encontro com os seus netos, reconheço o Deus que acolhe toda a minha fragilidade e que conta com ela para se fazer presente.

 

Aquela senhora que me cumprimenta com o olhar dá-me a conhecer o que Deus é. Deus é a espera. É a espera do que fui, do que sou e do que ainda posso ser. Deus é a espera. É a espera que me permite amadurecer. Deus é a espera. É a espera que me permite saborear o silêncio do mistério. Deus é a espera. É a espera da presença que nos permite sempre recomeçar.

 

Hoje, antes de regressares à monotonia da tua vida, questiona-te: acredito que Deus espera? Por mim e em mim?

Nasceu em 1994. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Psicólogo no Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante e Coordenador da Pastoral Universitária da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Autor da página ©️Pray to Love, onde desbrava um caminho de encontro consigo mesmo, com o outro e com Deus.

 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail