Renascer Solidário!

Crónicas 15 dezembro 2023  •  Tempo de Leitura: 3

Ontem tive o privilégio de realizar uma campanha solidária, em nome da Pastoral Universitária da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Todos os movimentos estudantis estiveram representados nesta campanha denominada de “Renascer Solidário”. Tunas (Masculina e Feminina), Associação de Estudantes, Mentores/as, Comissão de Praxe, Pastoral Universitária e Conselho de Direção trabalharam para um único objetivo: permitir que de forma simples todos pudessem sentir o impacto da nossa presença e das nossas doações.

 

Todos puderam dar um pouco do seu tempo na Porta Solidária (Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Marquês, Porto) para que fossem servidas mais de 400 refeições. Entre distribuição de refeições, higienização de pratos, tigelas e copos, distribuição de kits e a atuação da Tuna Masculina, tudo se foi conjugando para que pudéssemos fazer a diferença na vida de tantos e tantas.

 

Ali, com gestos simples, concretos e com um grande espírito de união conseguimos replicar o milagre da multiplicação. Sim, porque fomos capazes de nos tornar pão. Isto é, fomos capazes de doarmo-nos ao outro. Fomos capazes de repartir o que temos e o que somos para que o outro pudesse ser, para que o outro pudesse receber uma refeição digna. Fomos também capazes de nos tornar vinho. Sim, através da nossa disponibilidade e alegria testemunhamos o caminho da esperança. Através da nossa energia e boa disposição testemunhamos a certeza de podermos sempre recomeçar.

 

Em tempos onde o egoísmo parece reinar a nossa sociedade e onde os conflitos parecem ser o centro das nossas atenções, hoje esta pequena atividade foi capaz de dar a conhecer o poder da união, da partilha e do amor. Haverá melhor forma de viver o Advento do que estarmos ao serviço de quem pode ser para nós rosto de Cristo? Haverá melhor forma de viver o Advento do que nos aventurarmos numa espera capaz de dar frutos? Haverá melhor forma de viver o Advento do que deixarmos que a total humanidade nos permita tocar a beleza da divindade?

 

A minha pouca experiência na coordenação de uma Pastoral Universitária leva-me a acreditar que o papel da fé no mundo, mas principalmente no Ensino Superior, é efetivamente este: trabalhar para darmos a oportunidade para que todas as pessoas se sintam amadas!

 

Estou certo de que se conseguirmos realizar isto em cada atividade, estaremos mais perto de conseguir costurar o Reino de Deus.

 

Hoje sinto-me tremendamente orgulhoso de todos e todas os/as voluntários/as que arriscaram em ser e dar mais aos outros. Hoje todos/as fizeram com que tivéssemos um cheirinho do verdadeiro Natal!

Nasceu em 1994. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Psicólogo no Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante e Coordenador da Pastoral Universitária da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Autor da página ©️Pray to Love, onde desbrava um caminho de encontro consigo mesmo, com o outro e com Deus.

 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail