Um dia houve alguém que escutou o sofrimento

Crónicas 22 setembro 2023  •  Tempo de Leitura: 2

Um dia houve alguém que escutou o sofrimento. Ignorou leis e preceitos. Derrubou crenças e opressões para que o sofrimento de muitos fosse escutado. Era alguém que levava ao extremo a doação da sua vida para que tantos outros pudessem sentir o sabor da Vida.

 

Um dia houve alguém que escutou o sofrimento. Fez da sua vida uma verdadeira estrada, onde através da verdade aliviava quem durante tanto tempo tinha sido ignorado, menosprezado e maltratado. Era alguém que trabalhava para erguer e por isso caminhava por entre a existência dos que ninguém queria ver, ouvir ou tocar. Era alguém que escutava porque tinha o cuidado de colocar no centro quem sempre viveu na periferia.

 

Um dia houve alguém que escutou o sofrimento. E não parou até gritar a todos que é no amor que surgem os milagres. Não parou até dar a conhecer a todos que a fé se faz de laços. Não parou até que todos se deixassem contagiar pelo discipulado da escuta, do toque e da compaixão. Era alguém que escutava porque descodificava a vida e o sofrimento com o coração.

 

Um dia houve alguém que escutou o sofrimento. E explicou vezes sem conta que o seu sonho haveria de ser concretizado quando todos fossem cuidados, acolhidos e amados. Mas muitos demoraram a entender e, por isso, explicou-lhes a fé, a vida e o amor em parábolas. E sem ver resultados entregou-se totalmente. Acolhendo em si todos os gritos, todas as dores, todas as opressões e incompreensões. Deixou que todos, todos, todos fossem inscritos para sempre na sua vida.

 

Um dia houve alguém que escutou o sofrimento. E tu? Tens escutado os que se sentem abandonados pela sociedade, pela Igreja e pelos seus?

 

Um dia houve alguém que escutou o sofrimento. E tu? Tens estado atento aos que te rodeiam?

 

Um dia houve alguém que escutou o sofrimento. E tu? Tens-te ouvido? Tens curado as tuas feridas, as tuas sombras? Tens procurado a ajuda necessária para poderes escutar o teu sofrimento?

 

Um dia houve alguém que escutou o sofrimento e, a partir desse momento, todos foram erguidos!

Nasceu em 1994. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Psicólogo no Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante e Coordenador da Pastoral Universitária da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Autor da página ©️Pray to Love, onde desbrava um caminho de encontro consigo mesmo, com o outro e com Deus.

 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail