E se formos muito mais?

Crónicas 19 maio 2023  •  Tempo de Leitura: 3

Nos dias de hoje, enquanto cristãos e sociedade, parece faltar-nos algum equilíbrio. Vivemos sedentos de razão. Não existe o meio termo, não existe o colocar-se no lugar do outro. Parece somente existir um binómio para toda a nossa existência. No entanto, a realidade humana e a complexidade do nosso quotidiano revelam-nos que somos um espectro, isto é, a nossa vivência, as nossas inquietações e as nossas problemáticas não se encaixam numa visão monocromática, mas sim numa diversidade de tonalidades que representam a história, o contexto e os sistemas a que pertencemos.

 

No entanto, se isto é o que efetivamente vivenciamos, porque sentimos a necessidade de nos encaixarmos numa única posição? Sentimo-nos pressionados pelo contexto? Sentimos que se assim não o for vivemos sem identidade, sem valores? O que nos leva a optar por este caminho de total certeza sobre tudo e todos?



Naquilo que me tenho apercebido, acredito que existem várias variáveis que podem explicar este nosso posicionamento. Em primeiro lugar, é verdade que o contexto, os sistemas em que estamos inseridos e a nossa história definem a nossa visão do mundo. Influenciamos e somos influenciados e somos, acima de tudo, desenhados por um conjunto de acontecimentos, de escolhas e de várias histórias que se cruzam na nossa própria existência. Uma segunda variável, é a nossa sede em acreditarmos que sabemos de tudo e sobre a vida de todos. Continuamos a achar que tudo pode ser clarificado segundo as minhas tonalidades e a minha realidade esquecendo que os outros são sempre muito mais. E, por último, acredito que viver tendo por base a capacidade de nos situarmos na vivência de cada um e não apenas num único registo, leva-nos a uma maior entrega e, por isso mesmo, a uma maior complexidade que nos leva a reestruturar os nossos valores, aquilo em que acreditamos e defendemos. Este descentrar faz-nos olhar para além do que somos e vivenciamos e obriga-nos a colocar o olhar no outro. Leva-nos a trazer o outro para o centro.

 

Viver aceitando que não é tudo tão claro, faz-nos perder o horizonte? Viver aceitando que muito do que acredito pode ser questionável, faz-me perder identidade? Viver aceitando que nem sempre nos podemos posicionar de igual forma, traz incoerência?

 

Acredito que, enquanto cristãos, mas também enquanto cidadãos, precisamos que a nossa leitura da realidade seja tonificada pelo amor. E, para isso, precisamos de abandonar as totais certezas, precisamos de entrar, verdadeiramente, na realidade de cada um para depois conseguirmos encontrar o caminho, a verdade e a vida. É o caminho mais difícil e desgastante, mas acredito que pode ser aquele que nos ajudará a reerguer uns aos outros.

 

Hoje, antes de te posicionares sobre algo ou sobre a vida de alguém, questiona-te: como se sente aquele e aquela que se encontra à minha frente? Qual é a sua realidade? O que é que efetivamente conta? O que está em causa?

Nasceu em 1994. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Psicólogo no Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante e Coordenador da Pastoral Universitária da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Autor da página ©️Pray to Love, onde desbrava um caminho de encontro consigo mesmo, com o outro e com Deus.

 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail