JMJ: uma oportunidade para reerguer!

Crónicas 12 maio 2023  •  Tempo de Leitura: 2

As JMJ podem ser uma oportunidade enorme para que o Espírito Santo atue na Igreja, principalmente na Igreja portuguesa. No entanto, para que isso aconteça é necessário que aceitemos que o Espírito Santo se manifesta de várias formas e, acima de tudo, é fundamental que os jovens sejam escutados, acolhidos, integrados e envolvidos.

 

Não podemos continuar a pregar que Jesus é eternamente jovem e belo, se depois insistimos no mesmo, sem qualquer tipo de novidade. Não podemos dizer que a Igreja é de todos e para todos, se depois existe quem não se sinta acolhido e chamado a viver em comunidade. Não podemos criar dinamismo se continuarmos presos à ideia de que a tradição sustenta para sempre a Igreja. A tradição deve relembrar o património, o passado e a riqueza e deve ser mantido para sabermos de onde vimos e para onde queremos caminhar, no entanto há sempre espaço para se fazer mais e de um outro jeito.

 

A Igreja, mais do que nunca, necessita de todos. No entanto, necessita ainda mais dos jovens. Precisa dos jovens para descobrir as necessidades do mundo de hoje. Precisava dos jovens para evangelizar de forma arejada e desinibida. Precisa dos jovens para descobrir quem vive nas periferias. Precisa dos jovens para se revestir de alegria. Precisa dos jovens para abanar com as estruturas e o mofo. Precisa dos jovens para saber comunicar com proximidade e empatia. Precisa dos jovens para que, tal como na ressurreição, do nada possa surgir o tudo.

 

As JMJ poderão espoletar uma nova Igreja, mas só se tornará uma realidade se dermos oportunidade de descobrir Deus para além do que já conhecemos. A Igreja pode ganhar uma nova vida se permitirmos que o Espírito Santo se manifeste de um outro jeito. A Igreja pode ganhar uma nova vida se conseguirmos congregar todos no mesmo sonho de Jesus e descobrirmos a beleza do serviço.

 

Esperemos que as JMJ não sejam apenas uns dias de união, de festa e de congregação. Esperemos, isso sim, que das JMJ a oração ganhe vida e que o Espírito Santo crie em todos o dinamismo de um novo caminhar. Não podemos desperdiçar esta oportunidade. E desenganem-se aqueles que acham que o objetivo de tudo isto é voltar a encher as Igrejas de pessoas. O objetivo das JMJ é reerguer a Igreja e, para isso, precisamos que o sopro divino atue diretamente nas suas cinzas.

Nasceu em 1994. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Psicólogo no Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante e Coordenador da Pastoral Universitária da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Autor da página ©️Pray to Love, onde desbrava um caminho de encontro consigo mesmo, com o outro e com Deus.

 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail