De que se mascaram os fariseus da nossa Igreja?

Crónicas 17 março 2023  •  Tempo de Leitura: 3

De que se mascaram os fariseus da nossa Igreja? Relembrar a rigidez e as intransigências dos fariseus faz-me questionar se não vivemos tempos em que tenhamos, dentro da nossa instituição, alguns comportamentos característicos daqueles senhores do templo. Irónico alguns destes tiques serem encontrados no seio da Igreja quando o fundador da mesma os menosprezava e criticava intitulando-os como hipócritas.

 

De que se mascaram os fariseus da nossa Igreja? Não estarão escondidos por baixo da lei e da doutrina? Não estarão cobertos de palavras e de tradicionalismos vazios e sem misericórdia? Não viverão sedentos por medir vidas e costumes? Não estarão cegos com os ritos e o poder? Não estarão também, como os fariseus do tempo de Jesus, cheios de certezas sobre quem é o próprio Deus? Não estarão obcecados com uma única forma que se esquecem que o Espírito Santo é rebelde e indomável e que, por isso, sopra em tudo e em todos?

 

Independentemente da forma como cada um vive a sua fé e o catolicismo, ninguém pode negar a importância da atuação do Espírito Santo sobre a Igreja. É Ele que sustenta a Igreja, mas é também Ele que a vivifica e que traz novidade. É através d’Ele que surge a Boa Nova e só a conseguimos identificar se estivermos predispostos à mudança. Se estivermos predispostos a querer vê-Lo e a escuta-Lo de um outro jeito. Como posso ouvir o Espírito Santo se ateimo em experienciar Deus dentro das minhas certezas? Como posso sentir o Espírito Santo se vivo preocupado em aprisionar? Como posso deixar que o Espírito Santo atue se não acredito que Ele possa ser revelado de um outro jeito?

 

De que se mascaram os fariseus da nossa Igreja? Os fariseus da nossa Igreja andam por aí a apontar pecados e a colocar ainda mais peso sobre a vida de tantos e tantas. Os fariseus da nossa Igreja andam preocupados em discutir qual o rito mais digno em vez de se dedicar a que todos se sintam dignos do Seu amor. Os fariseus da nossa Igreja andam preocupados com o cumprimento das regras. Os fariseus da nossa Igreja andam obcecados em servir para ter em vez de se dedicarem a uma total doação. Os fariseus da nossa Igreja andam desconfiados de tudo e de todos e esquecem-se que foi a mesma falta de fé que levou o Seu amado a ser crucificado. Os fariseus da nossa Igreja andam por aí a esconder a verdadeira face de Deus.

Nasceu em 1994. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Psicólogo no Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante e Coordenador da Pastoral Universitária da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Autor da página ©️Pray to Love, onde desbrava um caminho de encontro consigo mesmo, com o outro e com Deus.

 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail