Advento para que te quero?

Crónicas 25 novembro 2022  •  Tempo de Leitura: 3

Estamos prestes a iniciar um novo tempo litúrgico. O Advento começa neste Domingo e daremos início a mais uma caminhada até ao Natal. Voltaremos a ser convidados a prepararmo-nos para a vinda do Deus que se fez carne e que continua a querer visitar-nos no mais simples, no mais pequeno e no mais improvável da nossa vida.

 

No entanto, porquê e para quê mais um Advento? Como podemos personalizar este Advento? Qual a utilidade da vivência de mais um Advento?

 

Este tempo e esta proposta que a Igreja nos faz parece ser cada vez mais urgente e pertinente. O Advento convida-nos a parar, a viver o silêncio e a permitir que possamos olhar para a nossa história, para o nosso desenvolvimento na relação com Deus e com os outros. Esta é uma oferta contrária àquela que o Mundo nos apresenta e no qual vivemos todos os dias. Não somos inundados por estímulos, nem nos é pedido a vivência do instantâneo. Somos, isso sim, confrontados com a espera que é caracterizada pelo prolongar do tempo, pelo silêncio e pelo exame de consciência.

 

Por isso, para que este não seja mais um Advento, talvez faça sentido deixarmo-nos desafiar. E trago, por isso, alguns desafios para que possamos viver de forma mais intensa o Advento:

 

1º - Neste tempo de Advento, treina a tua vivência com o silêncio. Não estabeleças objetivos irreais. Se não estás habituado/a a estar em silêncio começa com pequenos momentos de 5 minutos e escolhe um sitio que seja confortável e intimista para ti. Vai tentando aumentar este tempo.

 

2º - Reza por quem tu não achas tanta piada.

 

3º - Aprofunda a razão pela qual esperas o Natal, questionando-te: Espero por quem? Espero o quê? Acredito em quem?

 

4º- Procura fazer a diferença na vida daqueles que se cruzam contigo. Pensa em ideias originais (e.g., preparar uma refeição para alguém que amas, fazeres uma visita surpresa a quem tens saudades, preparar uma festa a alguém que não esteja tão bem, etc.) para que possas ser Natal na vida dos outros. Para que possas ser Vida na vida dos outros.

 

5º - Fala de Jesus. Da forma que tu souberes. Com os talentos que tu tiveres. Com a criatividade que tu tens. Com a forma como tu te relacionas com os outros. Não interessa como, mas fala d'Ele aos outros.

 

Estes são alguns dos desafios que vos deixo, mas também a mim, para que desta forma o Verbo encarne verdadeiramente as nossas vidas.

 

Que este não seja mais um Advento preenchido pela ânsia e pela correria do quotidiano, mas que seja tempo de deixarmos vir até nós o Deus que quis estar para sempre connosco!

Nasceu em 1994. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Psicólogo no Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante e Coordenador da Pastoral Universitária da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Autor da página ©️Pray to Love, onde desbrava um caminho de encontro consigo mesmo, com o outro e com Deus.

 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail