Cabem todos/as!

Crónicas 28 outubro 2022  •  Tempo de Leitura: 2

Cabem todos/as. É este o grande ensinamento de Jesus. É que n'Ele e no Pai cabem todos/as. Não há divisões. Não classificações. Não há critérios de seleção. Em Jesus e por Jesus existem pessoas que na sua inteireza fazem caminho de busca e de encontro.

 

Cabem todos/as. Jesus não deixou dúvidas nisto. Passou por várias cidades. Derrubou distâncias (literalmente e metaforicamente). Criou pontes entre os diferentes judeus. Entre as diferentes classes sociais. Sentou-se com pecadores/as e santos/as. Ergueu os mais últimos/as do Seu tempo. Realizou milagres para todos/as que o interpelavam com fé. Escreveu, com a Sua vida, esta certeza: cabem todos/as.

 

Cabem todos/as. E se todos/as sabemos disto porque ateimamos em cair no julgamento? Porque continuamos a insistir que para se ser de Jesus e à Jesus temos de criar discriminações? Onde está a minha capacidade de abraçar os/as que andam perdidos/as? Onde está a minha capacidade de acolher os/as que se revoltaram, por diversas razões, contra a Igreja? Onde está a minha capacidade de sentir a dor dos/as que não têm resposta para tantas situações das suas vidas? Onde está a minha capacidade de integrar todo o tipo de pobres? Onde está a minha capacidade de empatizar com a diferença?

 

Cabem todos/as. Com mais ou menos pecados. Com mais ou menos conhecimento da Palavra. Com mais ou menos rituais. Cabem todos/as os/as que O querem. Cabem todos/as os/as que O buscam. Cabem todos/as que questionam a Sua existência. Cabem todos/as os/as que O testemunham, sem saber, através dos seus atos. Cabem todos/as que O procuram de coração sincero. Cabem todos/as que encontram nas Suas palavras a água viva capaz de saciar as suas sedes.

 

Cabem todos/as. É o que Jesus nos oferece e nos convida a ter consciência, por isso pergunto-te: o que irás fazer com esta novidade?

Nasceu em 1994. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Psicólogo no Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante e Coordenador da Pastoral Universitária da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Autor da página ©️Pray to Love, onde desbrava um caminho de encontro consigo mesmo, com o outro e com Deus.

 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail