Desconstruir para erguer

Crónicas 1 abril 2022  •  Tempo de Leitura: 2

Jesus veio revolucionar. Veio dividir, não para reinar, mas para servir. E toda a Sua história é marcada e desenhada em serviço ao outro e pelo outro.

 

Jesus mais do que construir, veio para desconstruir um reino que apenas servia para alguns. Desconstruiu para que todos/as pudessem ser construídos/as. Para que todos pudessem ser erguidos/as num reino escrito e planeado por Deus.

 

Jesus virou tudo ao contrário para que ninguém ficasse sem a alegria de se saber amado/a. Um Deus humano e comprometido com a humanidade. Para isso chegou bem perto. Tocou. Comoveu-se. "Compaixonou-se".

 

Jesus veio para os que se sabiam sedentos. Esteve com quem ninguém queria estar. Comeu e bebeu com quem se sabia frágil. Andou pelas margens da vida para sentir de perto a dor de se ser rejeitado.

 

O Evangelho de Jesus não é definitivamente para meninos e meninas bonitas. Muito menos para aqueles que se acham donos da verdade e da perfeição. Quererá isto dizer que então não é de todos e para todos?

 

É claro que O é. No entanto, só seremos verdadeiramente dEle se tivermos a Sua capacidade de chegar aos que hoje permanecem nas margens da nossa sociedade.

 

Não teremos todos e todas, como Igreja, questionar a nossa postura?


Sou um/a Cristão/ã que ergue ou que condena?


Sou um/a Cristão/ã que se inspira no Pai da parábola do filho pródigo ou que ateima em ser o filho mais velho?


Sou um/a Cristão/ã reconhecido pela alegria e pelo amor ou pela rigidez da doutrina?

 

Hoje, antes de professares a tua fé, pergunta-te: a quem tens deixado de fora? Quem é que para ti não é digno da Sua presença?

Nasceu em 1994. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Psicólogo no Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante e Coordenador da Pastoral Universitária da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Autor da página ©️Pray to Love, onde desbrava um caminho de encontro consigo mesmo, com o outro e com Deus.

 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail